A missão do personagem Zev (interpretado por Christopher Plummer) no filme Memórias Secretas (Remember, Canadá/Alemanha, 2015), ao colocar o plano de Max (Martin Landau) em prática, é procurar pelo guarda que matou suas famílias no Campo de Concentração Auschwitz. Para isso, ele precisa encontrar, entre homens alemães escondidos sob a alcunha de Rudy Kurlander, o algoz que tanto mal infringiu a ambos.

Para interpretar os supostos vilões, o diretor Atom Egoyan contou com três atores alemães: Bruno Ganz (famoso por interpretar Adolf Hitler em A Queda – As Últimas Horas de Hitler), Heinz Lieven (Aqui é o Meu Lugar) e Jürgen Prochnow (O Código Da Vinci). Em sua jornada em busca de justiça, Zev se depara com suas histórias sobre passado e presente, formando uma intrínseca trama que leva a um final surpreendente.

?ui=2&ik=37e7e5b454&view=fimg&th=15458b0fffe73a0c&attid=0 Atores alemães dão vida ao suposto vilão de Memórias Secretas

“Eu pensei que, de certa forma, a minha é uma das últimas gerações que realmente tem a oportunidade de retratar essas pessoas. Nós crescemos após a guerra com tudo aquilo acontecendo, nas ruínas e nos escombros de Berlim. Portanto, este era um projeto do qual eu queria muito participar”, comenta Prochnow.

O ator Bruno Ganz fala sobre a importância de se contar a história narrada em Memórias Secretas: “…não existem mais muitas testemunhas oculares. Em poucos anos, não haverá ninguém. Penso que se queremos manter as memórias em outro nível, para que se possa realmente se aproximar das sensações, então temos de fazer filmes sobre o que aconteceu”, afirma.

Dirigido por Atom Egoyan (Ararat, O Doce Amanhã), Memórias Secretas foi indicado como Melhor Filme no Festival de Veneza de 2015 e premiado como Melhor Direção (Atom Egoyan) pelo grande júri jovem do Vittorio Veneto Film Festival. O longa-metragem estreia em 12 de maio.

k4GUjWxv9kxLFpI4XT7bvoWhDHo1A_r4U6nuc1o7V6w?size_mode=5&size=178x178 Atores alemães dão vida ao suposto vilão de Memórias Secretas