O novo Caça Fantasmas teve no inicio uma torcida de nariz dos fãs da franquia original por um motivo torpe – o grupo de cientistas que usam seus conhecimentos para salvar Nova Iorque de ameaças do além nessa versão são mulheres. Por esse motivo o filme teve uma enxurrada de comentários contrários e até mesmo o trailer mais odiado do Youtube segundo a lista do canal “MyTop100Videos” com quase 1 milhão de deslikes no trailer oficial do filme.

“ain’t no bitches are gonna hunt no ghosts?” – Blergh

Felizmente viemos aqui contar para vocês que o filme é um tapa na cara dos mimizentos. O diretor e roteirista Paul Feig juntou um elenco poderoso, carismático e o mais importante para um filme de comédia, muito engraçado.

Na história, a doutora em física quântica Erin Gilbert (Kristen Wiig) está quase conseguindo uma cadeira na faculdade de Columbia, uma das mais importantes dos Estados Unidos é procurada como autoridade sobrenatural graças a um livro que ela escreveu com sua amiga de infância Abby Yates (Melissa McCarthy) que virou um “hit” na Amazon, tentando persuadir sua antiga parceira a tirar o livro de circulação ela se junta a Abby e a engenheira Jillian Holzmann (Kate McKinnon) numa investigação que dá muito errado e acabando com a sua carreira. A nossa quarta integrante, assim como no filme original, não é uma cientista. Patty Tolan (Leslie Jones) é uma caixa do metrô que conhece a história da cidade.

Não há como falar do filme sem tocar no feminismo intrínseco que toma a atmosfera do filme. Ele não é citado em nenhum momento, mas vemos de forma inerente. Uma das formas de percebermos isso é se aplicarmos aqui o famoso teste de Bechdel, que consiste em analisar se em uma obra de ficção existe um dialogo entre duas mulheres que não seja sobre um homem. Durante o filme vemos as nossas protagonistas falando sobre fissão nuclear, metafisica, engenharia e… peidos. Mas nada de lamentos ou sofrimentos por um homem.

1-ccMydKWLcb9S_YjKOh4sfg-300x300 Crítica | Caça Fantasmas

A comparação com a franquia original é inevitável, porém desnecessária. O que as pessoas precisam entender é que o filme não veio para tomar o lugar do original e sim para nos fazer rir sobre um novo ponto de vista de uma história. O filme do diretor Ivan Reitman com Bill Murray, Dan Acroyd, Harold Ramis e Ernie Hudson é um ótimo filme de comédia, pra dizer o mínimo desse clássico.

O novo Caça Fantasmas também é um ótimo filme de comédia, é engraçado, poderia ter um melhor desempenho nos efeitos especiais mas temos a atuação do elenco principal que é impecável, mais as deliciosas participações dos atores originais.