Titulo: Os Goonies

Autor: James Kahn

Tradutor: Cecilia Giannetti

Editora: Darkside Books

Especificações: Capa dura| 238 páginas

Ano: 2012

 

Sinopse: Os Goonies, na verdade, é um filme sobre a amizade, sobre manter-se unido. O sonho de toda criança é poder estar no controle de seu próprio destino, ainda que apenas por um sábado à tarde. Não seria incrível nunca perdermos esse sonho? A verdadeira magia dessa história está sobretudo naquilo que eles se tornam uns para os outros, de uma maneira muito especial.  – Steven Spielberg

 

A historia conta as aventuras de um grupo de amigos da Docas Goon, que em uma tarde encontram no sótão da casa de Mikey entre as quinquilharias do museu dirigido pelo pai de Brand e Mikey um velho mapa do tesouro junto com um dobrão de outro muito antigo com uma inscrição em espanhol, com a data de 1532.

O tesouro era de Willy Caolho, muito famoso na época e que conseguiu com seus crimes uma grande fortuna em ouro e pedras preciosas. Conseguiu também muitos inimigos entres eles, o rei da espalha que enviou atrás dele muitos navios que acabaram encurralando o navio de Willy com toda a sua tripulação em uma caverna, e explodiram a entrada para que nunca mais pudessem sair. Com medo que algum dia alguém achasse seu tesouro Willy mando seus homens construírem uma galeria de tuneis e passagens com armadilhas para proteger seu legado.

Pensando em todo esse dinheiro, e quase perdendo os seus lares, os Gonnies como são conhecidos – Mikey, Gordo, Bocão e Dado – decidem fazer uma caçada ao tesouro de Willy, para assim pagar as hipotecas das casas e assim eles não se separarem. Como o irmão mais velho de Mikey não permite eles saiam, os Goonies dão um pequeno jeitinho em Brand. E aventura só começa.

O livro é muito bem elaborado, os perigos e paixões da adolescência são muito bem enquadradas na historia, e por Mikey ser o narrador nos sentimos completamente dentro do mundo dos Goonies. As cenas são bem descritas e ajuda a entender todas as pontas soltas do filme. É uma leitura obrigatória para todas as idades, em especial as crianças, até porque quem nunca sonhou e viver uma grande aventura, participar de caça ao tesouro de verdade com direito vilões maus que fazem de tudo para acabar com os mocinhos.

A Editora Darkside caprichou no exemplar de capa dura, o acabamento é ótimo dando a impressão livro antigo com direito até caveira. O interior é marrom, com a assinatura de Steven Spielberg, as paginas são amarelas e grossas. E exemplar ainda vem com um mapa do tesouro. O que deixa uma grande vontade de largar tudo e sair em busca tesouro perdido.

 

O JURAMENTO GOONY

Eu jamais trairei meus amigos das Docas Goon,

Juntos ficaremos até o mundo inteiro acabar,

No céu e no inferno e na guerra nuclear,

Grudados feito piche, como bons amigos iremos ficar,

No campo ou na cidade, na floresta, onde for,

Eu m declaro um companheiro Goony

Para sempre, sem termor.