Na efervescente Nova York de 1973, o empresário do ramo musical Richie Finestra precisa, entre uma carreira e outra de cocaína, salvar o que resta de sua gravadora e tentar encontrar novos artistas que irão moldar os valores culturais de uma era. Esta é a premissa de Vinyl, nova série original da HBO, que conta com um time de produtores de peso, incluindo Martin Scorsese, Mick Jagger e Terence Winter.

Com Bobby Cannavale no papel de Finestra, o trailer da atração indica que a série é carregada de elementos que marcaram a bem sucedida trajetória de Martin Scorsese como diretor. Há a precisa recriação de uma atmosfera nostálgica, há um personagem principal obsessivo de moral ambígua e motivações questionáveis contando sua propria história, há narração do protagonista em off, há sexo, há rompantes violentos e há uma trilha sonora repleta de rock ‘n’ roll clássico.

O elenco da atração inclui nomes como Olivia Wilde, Ray Romano e Juno Temple e a narrativa mescla a jornada de músicos fictícios e estrelas do rock reais (como David Bowie, Elvis Presley e Lou Reed), mostrando a então decadente cidade de Nova York como o fértil terreno para a popularização do punk, da música disco e do hip-hop.

Terence Winter, indicado ao Oscar por seu trabalho no roteiro de O Lobo de Wall Street e vencedor do Emmy por seu trabalho na série The Sopranos, é o showrunner da atração da HBO, que estreia no dia 14 de fevereiro. “Eu lembro de quando vi o projeto. ‘Tudo bem: Martin Scorsese. Mick Jagger. Rock ’n’ roll. Eu não me importo o que será, não tem como eu não assistir”, comentou Winter sobre sua reação ao saber da produção. Vale lembrar que Winter foi o criador, roteirista e produtor executivo de Boardwalk Empire (2010–14), série que marcou sua primeira colaboração com Scorsese e com Cannavale.

Jagger e Scorsese começaram a desenvolver o conceito da série há dez anos, quando o vocalista da banda The Rolling Stones convidou o cineasta para dirigir o documentário/filme-concerto Shine a Light.

O músico sugeriu que o diretor e ele fizessem um filme que fosse como “uma versão de Cassino na indústria musical”. A princípio, o objetivo era apresentar uma narrativa que cobrisse dos primórdios do R&B nos anos 50 e 60 até o surgimento do hip-hop. Entitulado The Long Play, o filme teria Scorsese como diretor e Winter entre os roteiristas, mas a crise econômica que atingiu os Estados Unidos entre 2008 e 2009 fez com que o longa-metragem não saísse do papel por falta de financiamento.

Em 2010, a HBO adquiriu os direitos do projeto e o filme The Long Play começou a se tornar a série Vinyl.

Assim como aconteceu em Boardwalk Empire, o episódio piloto de Vinyl, que tem duas horas de duração, conta com a direção do próprio Scorsese. O capítulo incial da jornada de Richie Finestra foi rodado em 2014, ao longo de extensivos 35 dias de filmagens. O roteiro é assinado por Winter em parceria com George Mastras (Breaking Bad).

Chega de delongas! Assista ao episódio completo abaixo!