Os melhores filmes de suspense prendem o espectador do começo ao fim. Para isso, diretores e roteiristas recorrem a vários recursos, como a iluminação sombria, trilha sonora inquietante e até reviravoltas impossíveis de prever. Em histórias cujo desenvolvimento acontece, majoritariamente, em uma só locação, a criatividade explora a linguagem cinematográfica ao máximo. Confira abaixo alguns longas que nos deixam na ponta da cadeira mesmo quando não saem do lugar… Bom, pelo menos não fisicamente!
Por um Fio (2002)
O publicitário Stuart Shepard (Collin Farrel) costuma se comunicar com a namorada por meio de um telefone público no centro de Manhattan. Certo dia, ele acaba atendendo a ligação de um atirador misterioso que o mantém refém na linha e na mira durante uma negociação à distância.
Disponível: Star+
Voo Noturno (2005)
Após a morte da avó, Lisa Reisert (Rachel McAdams) se vê obrigada a viajar de avião para participar dos serviços funerários em outro estado. Seu desconforto parece atenuar quando Jackson Rippner (Cillian Murphy), um recém conhecido, puxa conversa no assento ao lado, mas o propósito obscuro dessa interação logo transforma o trajeto em um grande pesadelo.
Enterrado Vivo (2010)
Paul Conroy (Ryan Reynolds) é um americano que cai nas mãos de rebeldes no Iraque e acorda sozinho num caixote embaixo do solo. Dispondo apenas de um celular, um isqueiro e uma lanterna, ele trava uma luta contra o tempo por sobrevivência enquanto espera pelo resgate ainda incerto.
Culpa (2018)
Nesta produção dinamarquesa, o policial Asger Holm (Jakob Cedergren) deixa as ruas de Copenhaguem para trabalhar na central de chamadas de emergência. Intrigado com a ligação de uma vítima sequestrada, ele rapidamente inicia o protocolo de busca, inconsciente dos problemas ainda maiores que rodeiam a situação.
Disponível: Globoplay. Um remake americano tem Jake Gyllenhaal como protagonista e atualmente está disponível na Netflix.
O Poço (2019)
Em uma prisão vertical onde detentos são alimentados por uma plataforma móvel, os que estão nos níveis mais altos comem à vontade enquanto os de baixo ficam com suas sobras. Diante de tamanha desigualdade, Goreng (Iván Massagué) se revolta e passa a encontrar maneiras de burlar o sistema no qual o homem é o lobo do homem.
Disponível: Netflix