Bem-vindo à sexta temporada de The Crown – ou A série da Diana, como agora é conhecido. Onde antes se esperava que uma corrida de 10 episódios representasse pelo menos uma década de peripécias reais, delineando as maquinações políticas da época e incluindo uma análise minuciosa dos protocolos em evolução no palácio, os três primeiros episódios da última temporada lidam apenas com as últimas oito semanas da vida de Diana, e o quarto com o acidente e o funeral.
A menos que você esteja lendo isso enquanto está enclausurado em um santuário próprio dedicado a Diana, esses poucos meses são recriados em um nível verdadeiramente exaustivo de detalhes. Desde o início, The Crown tem caminhado numa corda bamba entre o drama de prestígio – capaz de evocar um mundo de luta emocional a partir de uma única cena ou linha real – é um absurdo melodramático. Começou a vacilar na terceira temporada, perdeu totalmente o equilíbrio nas duas seguintes e agora está caindo no abismo, apesar das performances uniformemente brilhantes de todo o elenco – especialmente Elizabeth Debicki como a rainha de nossos corações, é claro – que tenta corajosamente impedir a queda. O tipo de interpretação que Imelda Staunton como a Rainha pode dar a uma simples linha como “Ah, essa garota…” é um presente, mas The Crown já não é mais digno disso, nem dela.
Diana está marcada para a morte a cada passo – você sabe, apenas no caso de você não estar ciente do destino da mulher mais famosa do mundo e ter esquecido a frenesi de luto que tomou conta do país depois disso. Na narrativa da sexta temporada, ela é virtualmente uma santa: veja-a falar sobre minas terrestres! Veja-a brincar de jogos normais de classe média com seus amados filhos! Veja-a se apaixonar pelo doce Dodi Fayed! Veja sua testa franzida enquanto ela leva o conselho sensato de seu terapeuta a sério e se compromete a começar uma nova vida assim que chegar em casa de Paris e se afastar desses paparazzi vilões que a estão seguindo para este túnel! E assim, as convulsões póstumas de um país inteiro são apresentadas como nada mais do que seu devido.
E ainda há algo pior por vir: após sua morte, o Fantasma de Diana aparece para o Príncipe Charles e depois para a Rainha como uma espécie de anjo ministrador, iluminando para eles o caminho, a luz e a melhor maneira de lidar com o ânimo do povo, para cujo coração individual ela sempre teve uma linha direta. Ela agradece a Charles “por ser tão cru, quebrado e bonito” no hospital quando ele viu seu corpo. “Vou levar isso comigo”, ela acrescenta. No momento em que o Fantasma de Diana pega na mão da Rainha e sussurra gentilmente “Você sempre nos mostrou o que significava ser britânica. Talvez seja hora de aprender também”, e a instiga a ceder à demanda da manchete para “Mostrar que se importa, Majestade”, estou tendo uma experiência fora do corpo.
Mas o Fantasma de Diana está em total consonância com o que agora é simplesmente uma peça cinematográfica grosseira e por números, com um roteiro que mal aspira à arte, muito menos à técnica. “Ela não consegue ficar com o homem dos seus sonhos”, diz Diana ao seu ex-marido quando alcançam a détente. “Mas com o amigo dos seus sonhos.” “Veja o que você conseguiu realizar no ano desde o seu divórcio!” diz Dodi no início da Última Noite. “Uma campanha global contra minas terrestres! Levantando milhões para caridade! E ainda assim você não está feliz.” “É a história da minha vida”, suspira a Diana pré-fantasma. “Correndo por aí, perdendo de vista a mim mesma no processo.” É a própria definição de digitar e não escrever.
A emoção que ela consegue conjurar vem simplesmente do poder de pequenos momentos – que pelo menos têm o bom senso de desaparecer no silêncio – como ver os meninos sendo informados por Charles da morte de sua mãe, ou Harry escrevendo o cartão “Mamãe” que ficará em cima do caixão. Mas mesmo isso é pouco mais do que voyeurismo.
Além de todas as suas falhas formais, a última fase de The Crown também é impossibilitada por ser ambientada em uma memória recente. Mesmo que houvesse algo para se envolver, as lembranças e as perguntas constantes que lotam a mente do espectador a cada estágio tornaram isso impossível. Charles realmente era tão perspicaz sobre o que a morte dela significaria, tão rapidamente? Parece improvável, com base em tudo o que sabíamos na época e nas montanhas que aprendemos desde então. E sabemos que o Príncipe Philip não sussurrou para Harry uma explicação sobre o comportamento da multidão durante o cortejo fúnebre (“Eles não estão chorando por ela. Eles estão chorando por você”) porque estávamos, efetivamente, lá. Teríamos visto. A suspensão da descrença nunca pode ser estabelecida. O Fantasma de Diana dança entre ruínas.
À medida que The Crown se aproxima do seu fim, carregando não apenas o peso das ambições de Peter Morgan, mas também o peso das inúmeras controvérsias que agitou em xícaras de chá de porcelana fina, vemos uma Rainha assombrada.
Quem ela teria se tornado se tivesse vivido como Elizabeth Windsor, em vez de reinar como Elizabeth II? Pondera a personagem de Imelda Staunton. E se ela tivesse passado menos tempo com formalidades e mais com a família? E se ela decidisse abdicar completamente, como o tio David? Um sorridente Tony Blair (Bertie Carvel) preencheria o vácuo de poder, orquestrando sua própria coroação completa com uma interpretação de coro de “Things Can Only Get Better” do D:Ream? Esse cenário em particular, trazido à vida em uma sequência estilo sonho febril, talvez seja assombroso em um sentido diferente da palavra – o tipo de coisa que não se pode apagar da mente, apesar dos esforços mais vigorosos.
Mas quando se trata de The Crown e os seus acasos, o maior deles é este: e se essa máquina não tivesse desperdiçado seu potencial outrora dourado? À medida que os últimos seis episódios chegam à Netflix, encerrando uma saga que abrange meio século, o drama de Morgan é assombrado pelo fantasma das glórias passadas. Lembra quando tudo isso parecia empolgante – quando esses reais na tela pareciam dolorosamente, gloriosamente humanos? Agora, eles existem menos como personagens, mais como vasos para exposição e acenos conhecedores para as brigas reais da atualidade.
É a geração mais jovem dos Windsors que é especialmente maltratada. E isso é um problema, porque após a morte de Diana, Morgan coloca seus filhos, especialmente o Príncipe William, interpretado por Ed McVey, no centro da narrativa.
Às vezes parece que ele e Harry (Luther Ford) estão recitando falas escritas por um robô de IA cuja única forma de referência é a autobiografia deste último, “Spare”. “Não há necessidade de um número dois nesta família, exceto para entretenimento”, ele resmunga em um ponto. Algumas piadas fraternas à parte (Harry referindo-se à escolha do curso universitário de Wills como “história de peido”, por exemplo, realmente parece o tipo de jogo de palavras perspicaz que um adolescente usaria), as nuances de seu relacionamento fraternal são em grande parte niveladas para uma rivalidade amarga. Há pouco carinho entre eles, apesar da enormidade da perda que experimentaram juntos; a antipatia deles na atualidade foi refletida retroativamente em seu passado, usando espelhos de casa de diversões, deixando-os trocar farpas como os irmãos Gallagher muito chiques.
Não ajuda também que muitos dos arcos narrativos desses últimos seis episódios sejam construídos em andaimes quase idênticos aos enredos anteriores. Sim, uma monarquia dinástica é, por sua própria natureza, repetitiva, mas dedicar tanto tempo de tela à luta de William para se adaptar ao seu papel real (e às multidões de garotas gritando que parecem surgir do nada onde quer que ele vá) parece uma repetição de material feito de maneira melhor em outros lugares. Assistimos também: a Rainha lutando para se conectar com um primeiro-ministro que parece desesperado para modernizar a casa real.
Felizmente a chegada dos Middletons de Morgan no episódio sete injeta um pouco de humor camp (algum intencional, alguns acidental, com certeza) nos acontecimentos. Em um voo estranho e ligeiramente piegas, o escritor imagina um encontro precoce entre um adolescente William e sua futura noiva, enquanto o príncipe está arrecadando dinheiro em Londres com sua mãe no Natal. Parece um pouco com uma imagem montada de um grupo dedicado à Diana no Facebook que ganhou vida. Carole Middleton (interpretada brilhantemente por Eve Best) torna-se uma intrometida no estilo da Sra. Bennet, empurrando constantemente sua filha mais velha (interpretada por Meg Bellamy) para o caminho do príncipe. “Ele parece ser gentil, tem um rosto agradável”, pondera a jovem Kate enquanto está sentada em sua cama, recortando fotos de William de uma pilha de revistas temáticas reais.
Os novos sogros de Wills também provocam uma das melhores leituras de Staunton. Quando seu neto informa solenemente à Rainha que a nova namorada vem de, sussurre, Berkshire, ela permanece imperturbável. “Nada de errado com isso – é onde guardamos a maioria dos nossos cavalos”, é sua resposta rápida. Mas, na maior parte, vemos uma monarca em modo reflexivo, ligeiramente afastada da ação. Uma cena tardia, na qual ela assiste a gravações antigas de eventos reais passados piscando em um projetor, estendendo a mão para touch membros da família há muito mortos ou recentemente falecidos, é verdadeiramente comovente – embora inevitavelmente um pouco diminuída pela decisão de cortar para a saga da fantasia nazista de Harry.
Em vez disso, o ápice emocional da série ocorre em um episódio intitulado Ritz. Felizmente, não é uma repetição de mais momentos finais de Diana, mas um flashback para a jovem Lilibeth e Margaret, se divertindo em uma noite livre no final da guerra, as duas dançando freneticamente em uma pista de dança lotada. Suas memórias são intercaladas com um espetáculo muito mais triste: a saúde rapidamente em declínio da Princesa Margaret. Finalmente, a sempre cativante Lesley Manville tem mais a fazer do que apenas sentar no canto, distribuindo ocasionalmente algumas críticas; essas cenas de despedida entre Manville e Staunton estão entre as mais angustiantes da série – um poderoso lembrete dos bons e velhos tempos de The Crown. Infelizmente, no entanto, é tarde demais.
A série completa está disponível no serviço de streaming da Netflix.