Em um mundo pós-apocalíptico, dominado pelo medo e por seres não específicos, sua maior arma é a venda, pois basta uma olhada para esse ser, que a insanidade fala mais alto e suicídios podem ocorrer.
É com esse clima, que Josh Malerman nos apresenta “Caixa de Passárros”, seu triller de estreia, cheio de suspense e bastante tenso!
Não ponha a venda agora, pois é hora de ler a resenha!
TÍTULO: Caixa de Pássaros
TÍTULO ORIGINAL: Bird Box
AUTOR: Josh Malerman
EDITORA: Intrínseca
ANO: 2015
Nº DE PÁGINAS: 264
SINOPSE: Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.
MEDO! Sim, foi isso que senti ao ler o livro do Josh. Não só medo da trama em si, mas em me decepcionar com a trama, pois a revelação ou não das possíveis criaturas poderia não ser o esperado. Pois bem, falando em criaturas, o fato de os homicídios ocorrerem pelo simples fato das pessoas olharem para elas foi GENIAL! Além de inteligente, essa carta coringa proporciona ao leitor a curiosidade em descobrir se essas criaturas serão reveladas, tornando a leitura muito mais interessante e instigante.
Instigante e inteligente, “Caixa de Pássaros” apresenta ainda uma escrita leve e fluente, no qual os capítulos, alternados entre o início dos acontecimentos e a fuga de Malorie e seus dois filhos, se encaixam como peças de um quebra-cabeça. O autor não conseguiu construir apenas uma ficção inteligente, como também uma história capaz de fazer o leitor se comover e repensar no que ele faria se o mundo se encontrasse numa catástrofe como a do livro.
Todo o cenário apresentado na trama foi muito bem feito, onde os sobreviventes, confinados em uma casa com janelas cobertas, sobrevivem à base de comida enlatada e enfrentam um verdadeiro desafio ao buscar água de olhos vendados. Além disso, os personagens são cativantes, com personalidades fortes, que conseguem enfrentar o mundo devastado de uma forma tão sincera, sendo impossível o leitor não sentir as angústias dos mesmos.
O desfecho é um tiro na cara do leitor, então se falar mais do que devo, estragarei a leitura de vocês. Por isso, LEIA! E mesmo havendo contrapontos, foi muito interessante o final que o autor nos quis mostrar, cabendo a cada um, a interpretação dos fatos. Isso só mostra a capacidade de escrita do Josh, que surpreendeu com o seu primeiro romance.
“Caixa de Pássaros” é um prato cheio para quem ama um suspense, repleto de terror e dramas psicológicos, tudo isso em um cenário perturbador. O Josh Malerman nos proporciona uma trama muito bem feita, sendo impossível o leitor não se envolver em sua escrita leve e tão bem construída. Por isso, as vendas devem ser tiradas para apreciar a surpresa que o livro tem para nos mostrar. Preparados?
NOTA: 5\5
QUOTES
“Num mundo onde não podemos abrir os olhos, uma venda não é tudo que temos para nos defender?”
“Como pode esperar que seus filhos sonhem em chegar às estrelas se não podem erguer a cabeça e olhar para elas?”
“Sempre supus que o fim viria da nossa própria estupidez.”
“O instante entre decidir abrir os olhos e fazer isso de fato é a coisa mais assustadora desse novo mundo.”
“O homem é a criatura que ele teme.”