qua, 27 novembro 2024

Festival de Guanajuato elege “A Queda do Céu” como Melhor Documentário; Confira!

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Depois de uma estreia emblemática em Cannes, “A Queda do Céu” foi premiado como Melhor Longa-Metragem Documentário no Festival Internacional de Guanajuato, no México. Dirigido por Gabriela Carneiro da Cunha e Eryk Rocha, o filme concorreu com outros 7 longas estrangeiros, produzidos nos Estados Unidos, França, Bélgica, Paquistão, Qatar, Hungria, Chile, Alemanha e Irlanda. O anúncio foi feito no dia 28 de julho, em uma cerimônia realizada no Teatro de la Ciudad, em Irapuato. 

A justificativa apresentada pelo júri ressaltou a qualidade das produções documentais em disputa: “Por favor, considere isso uma honra extraordinária, pois a competição foi acirrada e o júri desta categoria, composto por Juliana Fanjul, Elena Fortes e Steve Holmgren, apresentou padrões muito elevados”. Ainda assim, a coprodução Brasil-Itália se destacou pela sensibilidade da narrativa: “Eles decidiram premiar seu filme pela urgência da mensagem, pela paisagem sonora envolvente e pela profunda experiência visual, além do profundo respeito e confiança com o povo Yanomami.” 

Antes de chegar ao Brasil, o longa tem outras passagens marcadas pelo mundo. Selecionado para a mostra competitiva do Festival de Lima, que acontece em agosto, o filme terá sua primeira exibição sulamericana em um dos principais eventos cinematográficos do continente. Ainda este ano, a produção também participa do Melbourne International Film Festival (Austrália), DokuFest (Kosovo) e Festival La Manufacture d’Idées 2024 (França). 

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“A Queda do Céu” teve sua primeira exibição na Quinzena de Cineastas, mostra paralela de Cannes voltada para o cinema marcado pelo risco e autoralidade. A sessão aconteceu no dia 19 de maio, com a presença dos diretores e dos autores do livro que inspirou o filme: o xamã Yanomami Davi Kopenawa, um dos maiores líderes indígenas do mundo, e o antropólogo francês Bruce Albert. Assim como o público presente, que aplaudiu de pé a produção, os veículos estrangeiros foram cativados pela potência da narrativa apresentada pela primeira vez no evento francês. 

O roteiro é centrado na festa Reahu, ritual funerário e amais importante cerimônia dos Yanomami, que reúne centenas de parentes dos falecidos com a finalidade de apagar todos os rastros daquele que se foi e assim colocá-lo em esquecimento. A partir de três eixos fundamentais do livro (Convite, Diagnóstico e Alerta), o filme apresenta a cosmologia do povo Yanomami, o mundo dos espíritos xapiri, o trabalho dos xamãs para segurar o céu e curar o mundo das doenças produzidas pelos não-indígenas, o garimpo ilegal, o cerco promovido pelo povo da mercadoria e a vingança da Terra. Produzido pela Aruac Filmes, o filme é uma coprodução Brasil-Itália, da Hutukara Associação Yanomami e Stemal Entertainment com Rai Cinema, e de Les Films d’ici. 

O diretor Eryk Rocha entende a função do filme em mostrar a relação entre os povos Yanomami e os napë (os não-indígenas). “O nosso desejo no filme é de que a cultura yanomami seja vista como uma cultura viva, contemporânea e florescente, mas também que a cultura napë veja a si mesma a partir de uma perspectiva xamânica e de uma geopolítica contracolonial”, explica o cineasta. A diretora Gabriela Carneiro da Cunha complementa: “O longa é a expressão cinematográfica do arrebatamento que tivemos ao ler o livro. Mas principalmente da nossa relação e do que foi vivido em carne, osso e espírito ao longo dos últimos sete anos ao lado de Davi, da comunidade Watorikɨ e dos Yanomami. É um filme onde a câmera não olha só para os Yanomami, mas para nós não-indígenas também. E isso sempre foi um fundamento do filme tanto para mim quanto para Eryk. Trabalhamos para fazer um filme que expressasse a materialidade onírica de uma relação”, explica. 

A floresta está viva. Só vai morrer se os brancos insistirem em destruí-la. (…) Então morreremos, um atrás do outro, tanto os brancos quanto nós. Todos os xamãs vão acabar morrendo. Quando não houver mais nenhum deles vivo para sustentar o céu, ele vai desabar.”

Davi Kopenawa

“Estamos no começo do fim do modelo de predação generalizada dos povos e do planeta inventado pelo ‘povo da mercadoria’ há poucos séculos. A palavra do Davi não é, portanto, uma mera profecia exótica. É um diagnóstico e um aviso.”

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Bruce Albert

DESTAQUES DA IMPRENSA

“Um dos planos mais bonitos que Cannes nos ofereceu este ano (…). Já não se trata apenas de transmitir um aviso essencial e uma mensagem de emergência. Nem mesmo um ato criativo que integre técnicos indígenas à equipe de filmagem. Mas de oferecer sons, silêncios, luzes e formas a uma cosmologia que nos repensa. “

CARRIERS DU CINEMÁ, Thierry Meranger

“Cheio de beleza e fúria, o filme oferece um retrato imersivo de uma comunidade ameaçada. (…) ‘A Queda do Céu’ apresenta algo mais imediato que um argumento, algo mais poderoso que estatísticas. E, talvez o mais doloroso, oferece as memórias de um idoso Yanomami cuja vida foi revirada por missionários beligerantes que devastaram a sua comunidade e o puseram para trabalhar.”

THE HOLLYWOOD REPORTER, Sheri Linden

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“Uma das obras mais necessárias e ardentes de narrativa de não-ficção na memória recente, ‘A Queda do Céu’ não oferece nenhum conforto, e aponta o dedo com uma retidão feroz enquanto olhamos para o abismo da inescapável catástrofe ambiental que as chamadas “nações desenvolvidas” têm forjado.”

VARIETY, Carlos Aguilar

“É um filme intransigente, que não se curva ao didatismo. (…) Rocha e Cunha não tentam dar tanto conforto aos telespectadores. Em vez disso, estão pedindo ao público que veja, ouça e sinta o mundo do ponto de vista dos povos Yanomami e Watoriki. Essa produção destemida, mesmo quando prolongada, torna ‘A Queda do Céu’ tão urgente quanto o título exige.”

SCREEN INTERNATIONAL, Robert Daniels

“Tragicamente atual. Uma obra complementar que captura os ensinamentos muitas vezes apocalípticos que [Davi Kopenawa] prega com imagens líricas e um fluxo paciente.”

INDIEWIRE, Guilherme Jacobs

“A luta xamânica e ambiental do povo Yanomami é tratada com conhecimento e respeito nesse documentário visualmente atrativo. (…) O que precisamos na atualidade é que a voz dos Yanomamis e de outros grupos que lutam pela própria sobrevivência seja ouvida ao redor do mundo. E os realizadores estão alcançando isso neste documentário.”

THE FILM VERDICT, Lucy Virgen

LOGLINE

Com a ameaça iminente da queda do céu e cercados por garimpeiros e epidemias xawara, o xamã Davi Kopenawa e a comunidade Yanomami de Watorikɨ realiza o ritual sagrado Reahu e confrontam o “povo da mercadoria” com uma contundente crítica xamânica.  

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Hiccaro Rodrigues
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]