Uma das obras mais aclamadas do cineasta Christopher Nolan, Interestelar (Interstellar), completou 10 anos em 2014, deixando muitos fãs de queixo caído ao demonstrar como realmente o tempo passa em um piscar de olhos. Para comemorar 1 década de seu lançamento, a ficção científica será exibida em várias salas de cinema do Brasil, de 09 a 15 de janeiro, nos formatos tradicional, 3D e em IMAX.
Aprovetando as omemorações de 10 anos de Interestelar, o Estação Nerd resolver reunir algumas curiosidades sobre o filme. Muitos desses fatos, talvez você nem tivesse conhecimento até agora.
STEVEN SPIELBERG
O célebre cineasta, que ja dirigiu clássicos da ficção científica como Contatos Imediatos de Terceiro Grau, E.T.: O Extraterrestre e A.I. – Inteligência Artificial, foi procurado pela produção do filme em 2006 para assumir sua direção. Spielberg havia contratado Jonathan Nolan para escrever o roteiro e, após um tempo, resolveu sair do projeto para poder focar em outros. Em 2012, Jonathan sugeriu que o projeto fosse conduzido pelo seu próprio irmão, Christopher Nolan.
TRILHA SONORA
O premiado compositor Hans Zimmer, que já havia feto história junto a Chiratopher Nolan na Trilogia O Cavaleiro das Trevas, foi instruído pelo diretor a fazer uma trilha inovadora. Nolan não forneceu para Zimmer o roteiro ou qualquer outro detalhe do filme, apenas uma página de texto com coordenadas a respeito dos ostinatos (sequência musical quase interminável) que, na versão final, se tornou o tema que todos nós conhecemos. Zimmer foi indicado ao Oscar de Melhor Trilha Sonora, em 2015, pelas suas composições para o filme.
ORÇAMENTO DE MILHÕES
A produção de Interestelar desemblsou 165 milhões de dólares no total para fazer o filme acontecer, ou seja, cerca de 976,3 mil dólares por minuto, já que a produção tem 169 minutos. A arrecadação do filme foi de cerca de 740 milhões de dólares mundialmente.
PLANTAÇÃO DE MILHO
Muitos ainda pensam que o milharal mostrado logo no início do filme foi construído por computação gráfica. Mas, na verdade, todas as cenas foram rodadas em uma plantação de milho de verdade que Christopher Nolan pagou para ser cultivado. Foram cerca 200 hectares de milho no total. O diretor alegou ter aprendido muito a respeito do cultivo de milho durante a produção de Homem de Aço (2013), de Zack Snyder.
GRANDES NOMES DA CIÊNCIA ENVOLVIDOS
Interestelar contou com a consultoria do físico teórico Kip Thorne, cujo os estudos científicos também serviram de base para o desenvolvimento do roteiro do filme. Segundo o próprio Thorne, o filme é um dos mais cientificamente corretos da indústria. A produção fez questão de não violar as leis da física, sendo a única licença poética de Interestelar as nuvens que vemos no planeta gelado Mann, que superam a resistência do gelo. Stephen Hawking nao chegou a prestar consultoria para o filme, mas foi um dos convidados para a sua premiere.
ROBÔS
É claro que uma boa ficcção científica ambientada no espaço não poderia deixar de contar com robôs icônicos. No caso de Interestelar, temos TARS e CASE, que não foram gerados por CGI e sim controlados por Bill Irwin, que também emprestou sua voz para este primeiro. CASE foi dublado por Josh Stewart. A personalidade deles foi inspirada nos robôs de O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams.
BURACO NEGRO
O apelido dado ao buraco negro de Interestelar é Gargantua, um personagem dos livros do escritor francês renascentista François Rabelais, a pentalogia de Gargântua e Pantagruel, escrita no século XVI. Ele é um ser gigante que possui um apetite voraz, quase impossível de se satisfazer, tal como um buraco negro puxa a matéria para dentro de seu centro.
ANNE HATHAWAY QUASE TEVE HIPOTERMIA
Durante as gravações para as cenas do platena de gelo Mann na Islândia, a atriz Anne Hathaway passou por problemas de saúde devido a falta de vedação de seu figurino de astronauta, quase contraíndo uma hipotermia.
EFEITOS DAS NAVES ESPACIAIS
Os veículos espaciais Endurance, Lander e Ranger foram todas filmadas com o uso de miniaturas e modelos em escala, criados pela empresa New Deal Studios. Para Nolan, os efeitos especiais gerados em computador (CGI) não dariam a veracidade que ele queria passar em cena quando víssemos o interior das naves. Algumas das cenas no espaço foram filmadas com uma câmera IMAX instalada no nariz de um Learjet. Interestelar levou uma estatueta de Melhores Efeitos Visuais no Oscar 2015.
REFERÊNCIA A STEPHEN KING
A personagem Murphy, co-protagonista do filme, tem uma grande coleção de livros do pai em seu quarto. Entre eles podemos ver A Dança da Morte (The Stand), de Stephen King, que tem um enredo semelhante ao de Interestelar: a humanidade está prestes a ser extinta e precisa ser realocada.