O longa “Emilia Pérez”, distribuído no Brasil pela Paris Filmes, lidera a corrida para o Oscar® 2025 com 13 indicações em 12 categorias, tornando-se o filme de língua estrangeira com mais indicações na história da premiação. Além disso, Karla Sofía Gascón se torna a primeira atriz trans a ser indicada ao Oscar® de Melhor Atriz. “Emilia Pérez” chega aos cinemas brasileiros em 6 de fevereiro.
As categorias em que o longa concorre são: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Direção (Jacques Audiard), Melhor Atriz (Karla Sofía Gascón), Melhor Atriz Coadjuvante (Zoe Saldaña), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Som, Melhor Canção Original (com as músicas “El Mal” e “Mi Camino”) e Melhor Maquiagem e Penteado.
Jacques Audiard e Karla Sofía Gascón acompanharam o anúncio das indicações em uma sala do Aeroporto Internacional de São Paulo, em um último momento no Brasil, onde estavam depois de um tour para divulgar a estreia do filme.
O drama teve bastante sucesso em outras premiações nos últimos meses, com quatro prêmios no Globo de Ouro 2025 – nas categorias “Melhor Filme de Língua Não Inglesa”, “Melhor Filme Musical ou de Comédia”, “Canção Original” e “Atriz Coadjuvante” (Zoe Saldaña) – e o Prêmio do Júri na última edição do Festival de Cannes.
“Emilia Pérez” acompanha Rita (Zoe Saldaña), uma advogada de um grande escritório que liberta criminosos levados à justiça. Certo dia, ela recebe uma inesperada proposta: o líder de um cartel, Manitas (Karla Sofía Gascón), a contrata para ajudá-lo a se retirar de seu negócio e realizar um plano que vem preparando secretamente há anos: tornar-se a mulher que ele sempre sonhou ser. A trama é livremente adaptada do romance ‘‘Ecoute’’, de Boris Razon. O elenco ainda conta com Selena Gomez, Adriana Paz e Edgar Ramírez.
Why Not Productions e Page 114 assinam a produção, com coprodução de Saint Laurent por Anthony Vaccarello, Pathé, France 2 Cinema, em associação com Library Pictures International, Logical Content Ventures, Les Films du Fleuve e The Veterans. A distribuição nacional é da Paris Filmes.