Fui convidado pelo canal HISTORY para uma entrevista coletiva com Giorgio Tsoukalos, que é produtor e consultor do programa de sucesso, Alienígenas do Passado. O programa chega a sua décima sexta temporada e irá abordar diversos mistérios, como o possível contato de extraterrestres com a civilização Maia, que era muito desenvolvida na antiguidade.
Na entrevista, Giorgio falou sobre os novos episódios, a possibilidade de Alienígenas em nosso continente e muito mais.
![](https://cloud.estacaonerd.com/wp-content/uploads/2025/02/13191526/GIORGIO-TSOUKALOS-HISTORY-ALIENIGENAS-ANCESTRALES-8-1-718x1024.avif)
Confira os melhores momentos da coletiva:
César (apresentador do HISTORY): Eu quero saber de você, porque o episódio da nova temporada “A Cidade Perdida dos Maias” é tão importante não só para a cultura maia, mas para tudo o que tem a ver com a cultura antiga?
Giorgio Tsoukalos: É importante porque, de fato, recentemente se pensou que tudo o que se sabia sobre os maias é que eles existiram durante um determinado período de tempo. No entanto, nos últimos cinco anos, através da tecnologia de radar por satélite, foi determinado que os Maias datam, na verdade, de milhares e milhares de anos antes do que era amplamente aceito. Toda a bacia maia possui uma rede de estradas, incluindo uma ponte que descobrimos recentemente e todas as estruturas que estão por baixo das selvas que existem nesta região. Há tanta coisa lá que indica que toda essa cultura remonta a centenas, milhares de anos antes do que nos foi ensinado. Numa das temporadas anteriores havíamos conversado sobre Caral. Caral no Peru. Onde em Caral eles também estão encontrando evidências de que isso remonta muito antes do que diz a corrente principal. E, de fato, estas descobertas são agora aceitos pelas teorias mais difundidas. Portanto, novas descobertas, como as estruturas que estão sendo encontradas na Guatemala e em toda aquela área, são algo que os arqueólogos estão realmente dizendo: “Vamos ver, vamos esperar um minuto.” “Isso é muito mais antigo do que pensávamos.” E isto é algo que temos dito, que estas culturas na verdade remontam a muito antes do que nos foi ensinado. É por isso que penso que este momento é tão emocionante porque, através da tecnologia, estamos a começar a ver provas, provas em tempo real, sobre coisas que talvez há 20 anos eram pura especulação.
César (apresentador do HISTORY): Uma das coisas que as pessoas sempre perguntam nessas sessões de imprensa é: dê-me provas, dê-me provas da intervenção alienígena, dê-me provas da existência alienígena. E lembro que Puma Punku na Bolívia é um de seus temas favoritos. E a questão é: como você acha que Puma Punku na Bolívia é uma das grandes provas da existência alienígena?
Giorgio Tsoukalos: Que bom que você mencionou Puma Punku porque é meu tema favorito e um dos meus lugares favoritos no mundo. Puma Punku está localizada a uma altitude de quase 13 mil pés nas terras altas da Bolívia, nos Andes, bem na fronteira entre o Peru e a Bolívia. E fica ao lado de um sítio chamado Tiwanaku, que é um dos mais importantes patrimônios históricos da humanidade. E Puma Punku está logo ao lado. E por que isso é importante? Porque em Puma Punku temos blocos de pedra que têm em média 75 toneladas e são feitos de andesito. Acredita-se que o andesito tenha sido cortado com ferramentas encontradas no local. E as ferramentas que ali foram encontradas consistiam de cobre, bronze e um pouco de ferro. Agora é fisicamente impossível cortar o andesito, que é uma rocha ígnea, com cobre, ferro ou bronze. É fisicamente impossível. Então a questão é: como as pessoas de uma suposta idade da pedra fizeram isso? A resposta é que as pessoas da Idade da Pedra nos contam exatamente como fizeram isso. Dizem-nos que Puma Punku foi construído numa noite pelos deuses. Quem eram os deuses? Eles eram apenas alienígenas incompreendidos. Eu já disse isso antes, mas todo mundo precisa ouvir. Deuses não existem. Nunca existiram deuses e nunca existirão deuses. A razão pela qual temos estas histórias dos deuses é porque os nossos antepassados interpretaram mal as tecnologias avançadas de seres extraterrestres como deuses. Embora não o fossem devido à sua tecnologia altamente avançada.
César (apresentador do HISTORY): Uma das coisas sobre as quais falamos todos os dias em todos os lugares é a inteligência artificial. Mas um dos episódios fala especificamente sobre inteligência alienígena. Quão perto estamos de encontrar evidências de inteligência alienígena em nosso meio?
Giorgio Tsoukalos: Na verdade acho que já está entre nós. Acho que agora estamos começando a revelar tudo isso. Porque todas as descobertas que acontecem ao nosso redor são muito estranhas. Na verdade, temos drones misteriosos, esses drones que voam por toda parte. Temos o mistério com esses orbes de luz que aparecem por toda parte e que viajam em velocidades altíssimas e realizam manobras que nossa tecnologia, até onde eu sei, não consegue fazer. Eles seriam incinerados, colidiriam ou se transformariam em uma grande bola de fumaça nessa aceleração. A atual ciência dos materiais não poderia fazê-lo, ao menos pelo que foi divulgado publicamente. Portanto, a ideia de que a inteligência artificial começou ou está ligada a uma fonte extraterrestre ou a uma força extraterrestre é uma possibilidade. Porque a inteligência artificial surgiu do nada de repente e acelerou tão incrivelmente rápido que você deve se perguntar o que realmente está acontecendo. E, na verdade, o que eu também queria mencionar é que nesta temporada teremos um episódio específico para Puma Punku chamado “Ressucitando Puma Punku”, onde temos três forenses, três artistas forenses de recriação 3D e eles recriaram Puma Punku. Eles são incríveis.
Marcel Botelho: Olá, Giorgio. Eu gostaria de saber o seguinte. Nos filmes, os alienígenas sempre parecem monstros, mas na sua opinião, eles se parecem conosco, humanos?
Giorgio Tsoukalos: Sim. Absolutamente. Sempre disse que o maior segredo quando os alienígenas aparecem publicamente na nossa frente, quando aquela porta se abre, é que vamos nos ver no espelho. A questão não será mais como saber como são os alienígenas. Do ponto de vista dos antigos astronautas, a questão será: parecemos extraterrestres? E a resposta será um sonoro sim. Porque de acordo com muitos textos sagrados antigos, fomos criados à sua imagem. É estranho pensar que eles se parecem conosco e não o contrário. Eu aprecio e amo todos aqueles filmes de ficção científica como “Alien” ou “Dia da Independência” ou “ET”, como eles mostram alienígenas. Mas na minha opinião é criado para entretenimento. Mas, ao mesmo tempo, acho que o espanto nada mais será do que estarmos nos olhando no espelho.
A décima sexta temporada de Alienígenas do Passado já estreou e pode ser assistida no HISTORY todas as sextas-feiras às 23 horas.