Para aqueles que curtem sempre uma opção de filme histórico, tem mais uma opção chegando nos cinemas e com o atual vencedor do Oscar. ‘Pequenas Coisas Como Estas’ é dirigido por Tim Mielants, conhecido por seu trabalho em séries como ‘Peaky Blinders’ e ‘The Responder’ e em filmes como ‘WIL’ (2023), o filme é protagonizado e produzido por Cillian Murphy, vencedor do Oscar de Melhor Ator por “Oppenheimer” (2023). Baseado no aclamado romance de Claire Keegan, uma obra mergulha em temas profundos de culpa, compaixão e verdades ocultas, trazendo um olhar sensível sobre os acontecimentos que cercam a Igreja Católica da Irlanda durante décadas.
Na Irlanda em 1985, Bill Furlong (interpretado por Cillian Murphy), um vendedor de carvão em uma pequena vila irlandesa, durante uma de suas entregas próximas ao Natal, descobre uma jovem grávida aprisionada em um barracão pertencente a um convento local. Essa descoberta o confronta com traumas de sua própria infância e o leva a questionar o silêncio conivente da comunidade sob a influência da Igreja Católica.
É sempre bom (e importante) ver como uma produção que promete discutir um tema histórico sensível vai se comportar diante dos fatos daquela história. No caso de ‘Pequenas Coisas Como Estas’, os melhores momentos são justamente quando se parece uma narrativa não histórica, quando o foco é mais no Cillian Murphy atuando e interagindo naquele mundo sujo. Existe uma ótima construção ao redor do Bill, ainda que o uso de flashback seja bem maçante em determinados momentos, construindo ele no silêncio e a partir das (poucas) expressões de Murphy.

Caminhando por uma Irlanda escura, suja, o grande problema do filme é nunca achar um passo adiante para se dar em uma narrativa que nunca mostra a grandiosidade que aquela história merecia ter, principalmente pelo seu peso e sensibilidade. Ainda que a atuação do Cillian Murphy seja impecável, seguindo aquele modelo de atuação tradicional que ele segue na grande maioria de seus papéis, já tendo uma química com o diretor após os trabalhos de Mielants na terceira temporada de ‘Peaky Blinders’. Mas mesmo com uma presença de tela impactante, isso não esconde os problemas da produção com o seu desenvolvimento e o seu trato com a história. A impressão que fica é que os planos são alongados apenas para a produção chegar no número mágico de 90 minutos (1h30) de rodagem, ainda que o drama em volta do personagem do Cillian Murphy seja, sim, muito eficiente.
‘Pequenas Coisas Como Estas’ possui uma boa dose de drama e um bom uso de presença de tela do atual vencedor do Oscar, Cillian Murphy, ainda que sinta muita falta de um aprofundamento melhor da história e de mostrar o quão complexo foi aquela situação delicada com as mulheres irlandesas.