seg, 21 abril 2025

Crítica | Acabe com Eles

Publicidade

O longa de estreia de Christopher Andrews conta a história de duas famílias de criadores de ovelhas, que acabam presas em um ciclo de violência do qual não conseguem escapar até que as coisas tomem proporções drásticas. O diretor usa o cenário bucólico irlandês para comunicar o afastamento de seus personagens, mantendo-os isolados da “civilização”. Aqui a ideia de confinamento não vem de um lugar apertado e claustrofóbico, mas sim da imensidão esmagadoras das paisagens.

Há alguns paralelos interessantes que podem ser traçados entre esse filme e Oeste Outra Vez, na forma como os dois se aproveitam dessa zona rural em que a masculinidade tóxica é consequência direta da inabilidade de comunicação dos homens, o que inevitavelmente culmina em violência, já que a força bruta é a única linguagem que dominam. Se no filme brasileiro as mulheres haviam abandonado o local em que se passa a trama, aqui também há um desejo constante das personagens femininas em se retirarem – logo na cena de abertura com a mãe querendo se mudar e, posteriormente, Caroline buscando trabalho na cidade.

As longas cenas sem – ou quase sem – diálogos enfatizam essa falta de articulação dos personagens masculinos, mais uma vez recai sobre as duas personagens femininas do filme as tentativas de conversar, a mãe no início – sem sucesso – e Caroline em alguns momentos da narrativa em que tenta entender o que está acontecendo ao seu redor.

Publicidade

A briga, que começa por um motivo banal e se escala de forma desarrazoada, acaba respingando nos mais inocentes e vulneráveis, custando vidas indefesas em uma cena que tem potencial para ser uma das mais devastadoras do cinema esse ano.

O diretor cria bons momentos pontuais de tensão, como em uma cena que referencia Se7en: Os Sete Crimes Capitais e a cena de abertura. Mas não consegue manter essa tensão ao longo do filme de forma tão efetiva.

Em dados momentos parece que o filme se segura demais e algumas ações parecem muito controladas, ao menos os vinte minutos finais fazem a espera valer a pena, a violência se escala de maneira mais desenfreada e direta, a falsa cordialidade mantida até então é de vez abandonada e os personagens partem para o tudo ou nada. A resolução é bastante satisfatória para uma história com altos e baixos.

Publicidade

Publicidade

Destaque

Crítica | G20

Um dos mais importantes encontros governamentais do mundo é...

Entrevista | Elenco da 4ª temporada de LOL: Se Rir, Já Era!

Nós do Estação Nerd entrevistamos o elenco da 4ª...

The Rock poderá ter participação impactante no maior evento da WWE no ano

Especulações indicam que The Rock pode fazer uma aparição...

Crítica | Nas Terras Perdidas

É um filme que mescla muito bem essa integração...

Confira 5 filmes que mostram o processo da sucessão papa e sua vida no Vaticano

O termo Papa é usado em várias igrejas para denotar seus...
Raíssa Sanches
Raíssa Sancheshttp://estacaonerd.com
Formada em direito e apaixonada por cinema
O longa de estreia de Christopher Andrews conta a história de duas famílias de criadores de ovelhas, que acabam presas em um ciclo de violência do qual não conseguem escapar até que as coisas tomem proporções drásticas. O diretor usa o cenário bucólico irlandês...Crítica | Acabe com Eles