
Uma coprodução Globo Filmes e GloboNews, “Para Vigo Me Voy!”, documentário sobre Carlos Diegues, fará sua estreia mundial em Cannes. O filme, que retrata um dos cineastas brasileiros mais queridos do festival francês, é dirigido por Lírio Ferreira e Karen Harley, e integra a seleção Cannes Classics, concorrendo ao Olho de Ouro, prêmio de Melhor Documentário do evento, que ocorre entre os dias 13 e 24 de maio. O longa tem produção de Diogo Dahl, da Coqueirão Pictures, em coprodução também com Raccord, Sinédoque e Dualto Produções.

A estreia do longa no festival marca o retorno da Globo Filmes para a seção Cannes Classics, da qual, em 2023, participou com o documentário “Nelson Pereira dos Santos – Uma Vida de Cinema”, dirigido por Aída Marques e Ivelise Ferreira.
“Para Vigo Me Voy!” é uma viagem cinematográfica pela trajetória de Cacá Diegues, revelando a capacidade única de capturar o espírito do tempo presente em suas narrativas. O longa explora como as obras do cineasta refletem os traços da história brasileira nas últimas seis décadas, além de abordar aspectos íntimos de sua vida pessoal.
Sinopse
“Para Vigo Me Voy!” é um documentário que mergulha na obra de Carlos Diegues, cineasta que retratou a história e o espírito do Brasil desde 1961. O longa navega entre os filmes dele e sua trajetória pessoal. Trechos das obras são intercalados com entrevistas do diretor ao longo de 60 anos. Acompanhamos a evolução de seu cinema e de seu discurso, costurando esse diálogo com imagens inéditas da última filmagem de Diegues em “Deus Ainda É Brasileiro”, uma sessão de “Bye Bye Brasil” na Favela do Vidigal, com a presença dele, e um grande encontro de Carlos Diegues com artistas que foram companheiros de jornada.