
“A Procura de Martina”, drama dirigido pela brasileira Márcia Faria, vence Golden Spike de melhor filme estrangeiro no Social World Film Festival, mostra internacional realizada em Nápoles, na Itália. Entre as nove seções competitivas e não competitivas, o evento reuniu 97 filmes, vindos de 30 países. O longa protagonizado por Mercedes Morán concorreu com produções da Polônia, Estados Unidos, Porto Rico e Itália. Ainda em cartaz no Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre e Vitória, o filme estará de volta a São Paulo no período de 3 a 9 de julho, no cinema do circuito SPCine.
O anúncio feito pelo evento italiano no último sábado traz o quarto prêmio da trajetória do filme. Anteriormente, a produção foi premiada no Festival do Uruguai (Melhor Filme Prêmio do Público), no Mar Del Plata (Prêmio Astor Piazzola – Melhor longa-metragem Latino-americano) e no Festival Internacional de Balneário Camboriú (Prêmio Engrenagem– Melhor Atuação: Mercedes Morán). Também passou por exibições no Festival do Rio, na Mostra de São Paulo e no Festival de Guadalajara.
Rodado no Rio de Janeiro, “A Procura de Martina” foi inspirado nas histórias verdadeiras das Avós da Praça de Maio, mulheres argentinas que buscam seus netos, sequestrados durante o regime militar. No filme, Mercedes Morán interpreta Martina, uma das “abuelas”, que corre contra o tempo diante do diagnóstico recente de Alzheimer, para achar seu neto no Rio de Janeiro. O elenco também apresenta as argentinas Adriana Aizenberg e Cristina Banegas e as brasileiras Luciana Paes (“O Animal Cordial”) e Carla Ribas (“Ainda Estou Aqui”). Esta é uma coprodução Brasil-Uruguai entre as produtoras Kromaki, Ipanema Filmes, Básico (Uruguai) e Criatura (Uruguai). A distribuição é feita pela Bretz Filmes.
SINOPSE
Martina é uma viúva argentina que procura há mais de trinta anos pelo neto, nascido em cativeiro durante a ditadura militar. A necessidade de encontrá-lo se torna ainda mais urgente quando Martina recebe o diagnóstico de Alzheimer. Ao descobrir que o neto pode estar no Brasil, Martina embarca em uma jornada onde passado e presente se misturam, transformando sua busca em uma luta contra o esquecimento.