
A MELHOR MÃE DO MUNDO, novo longa de Anna Muylaert, figura na lista divulgada hoje pela Academia Brasileira de Cinema, como um dos 16 filmes brasileiros habilitados para representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2026 de Melhor Filme Internacional, coroando uma jornada de destaque em festivais nacionais e internacionais, que começou com sua estreia mundial na prestigiada Berlinale no início deste ano.
O filme chegou aos cinemas brasileiros no último dia 7 de agosto, com distribuição da +Galeria, e se consolida como uma das produções brasileiras mais relevantes do ano, reafirmando o olhar sensível e contundente de Anna Muylaert sobre a maternidade.
Com protagonismo de Shirley Cruz, A MELHOR MÃE DO MUNDO conta a história de Gal, uma mãe que atua como catadora de materiais recicláveis. Decidida a abandonar um relacionamento abusivo com seu marido Leandro, vivido por Seu Jorge, ela parte em busca de uma nova vida ao lado de seus dois filhos pequenos, vividos por Rihanna Barbosa e Benin Ayo. Pelas ruas de São Paulo, essa jornada se transforma em uma poderosa história de força, superação e amor materno.
Além da impactante interpretação de Shirley Cruz, A MELHOR MÃE DO MUNDO destaca a atuação de Seu Jorge no papel de Leandro, o companheiro abusivo de Gal. Conhecido por seu carisma, o ator surpreende ao assumir um personagem denso e sombrio, diferente de seus trabalhos anteriores. O filme também marca a estreia da cantora Luedji Luna como atriz, no papel de Val, prima de Gal. Os filhos da protagonista são interpretados por Benin Ayo e Rihanna Barbosa. Com um elenco robusto, a produção ainda conta com atuações de Rubens Santos, Rejane Faria, Lourenço Mutarelli, Kauezinho Rodrigues, João Fellipe Felix, Katiuscia Canoro, Ayomi Domenica e o rapper Dexter.

A MELHOR MÃE DO MUNDO iniciou sua trajetória em festivais no início de 2025, com estreia em um dos mais renomados eventos do cinema internacional: a Berlinale. Após sua apresentação no Festival de Berlim, o filme foi exibido em diversos festivais de destaque ao redor do mundo, incluindo o CinéLatino Toulouse e Festival de Cinema de Nice, na França; o San Francisco International Film Festival, nos Estados Unidos; e o Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, no México. No cenário nacional, também teve destaque em eventos como o Cine PE, o Festival Goiamum Audiovisual e o Bonito Cinesur.