Após o bem sucedido lançamento do remake de Silent Hill 2, criou-se uma grande expectativa se o próximo lançamento da Bloober Team iria conseguir manter este altíssimo padrão de qualidade, e agora que Cronos: The New Dawn está entre nós, já posso garantir a vocês que se trata de mais um grande acerto da desenvolvedora.
O título será lançado oficialmente amanhã, dia 5 de setembro de 2025 para PlayStation 5, Xbox Series e PC. Com uma triste história que envolve uma pandemia devastadora no leste europeu, e com uma mescla perfeita entre ficção científica e terror, o jogo deve conquistar os fãs do gênero.

Confira a visão geral de Cronos: The New Dawn:
O jogo ocorre num mundo macabro, onde o brutalismo da Europa Oriental se depara com tecnologias retrofuturistas. Em Cronos: The New Dawn podes experimentar uma história envolvente onde o passado e o futuro convergem.
No passado, assiste a um mundo assolado pela Mudança, um evento cataclísmico que alterou a humanidade para sempre. Enquanto isso, nas terras devastadas do futuro, cada momento é uma luta pela sobrevivência contra abominações perigosas que irão testar os teus reflexos e pensamento tático.
És um viajante, um agente do enigmático Coletivo, encarregado de vasculhar o futuro em busca de fendas temporais específicas que te transportarão de volta para a Polónia da década de 80.
Ceifar almas
A tua missão consiste em encontrar pessoas importantes do passado, que pereceram no apocalipse. Ao usar uma ferramenta poderosa, poderás extrair a essência dessas pessoas, para que te acompanhem no futuro.
Planeia cada movimento
Num mundo desolado e repleto de perigos, a sobrevivência depende da tua habilidade de criar estratégias e antecipar problemas. Os inimigos que irás encontrar são criaturas grotescas, nascidas do que restou da humanidade. Para as derrotar, terás de usar todo o teu arsenal. Durante as batalhas, tomar decisões rapidamente significará a diferença entre a vida e a morte.

JOGABILIDADE:
Falando de uma forma geral, tentando unir todos os fatores e mecanismos, pode-se afirmar que a jogabilidade de Cronos: The New Dawn é muito satisfatória e bem trabalhada em sua grande parte.
Começando pela exploração, como todo bom jogo de terror de sobrevivência, é preciso ficar atento a cada pequeno detalhe dos cenários, pois itens e munição são essenciais para a progressão.
Um aspecto que me agradou e devo destacar é que cartas e gravações espalhados pelas mais diversas áreas não apenas corroboram com o que está por vir, mas também contam histórias de pessoas que viveram durante a pandemia e isto contribui para um entendimento mais profundo da trama e para o clima melancólico que permeia toda a campanha.
O game é bem linear e os puzzles que são uma marca característica deste gênero acabam ficando em segundo plano, tanto por não serem muito numerosos, quanto por não exigirem muita dificuldade de serem solucionados pelos jogadores, para mim isto não foi um problema, principalmente considerando a proposta do jogo, mas é um fator que pode desagradar alguns jogadores.
O combate é absolutamente brutal, os inimigos são muito agressivos e deve-se ser muito intuitivo e rápido para conseguir se sair bem e definitivamente cada tiro deve contar, não apenas pela munição escassa, mas também pela força e resistência de cada monstro.
As batalhas contra os chefes são absolutamente épicas e desafiadoras e quando enfrentei mais de um inimigo com características diferentes ao mesmo tempo, a forma de abordá-los fez total diferença, e este aspecto deixa o combate ainda mais interessante e perspicaz.
Nem tudo são flores, eu entendo a escolha da Bloober Team pela movimentação mais lenta e até travada do personagem principal, pois isso dá uma dinâmica totalmente diferente aos combates, mas confesso que senti falta de poder esquivar dos ataques, isto nem se configura como uma crítica, é apenas uma opção pessoal que provavelmente me agradaria mais.
Em relação ao jogo enquanto obra de terror, é importante destacar que os sustos são bem pontuais, eu acredito que o título acabe se sobressaindo mais pela sua atmosfera perturbadora e melancólica que deixa toda a jornada inquietante.

AUDIOVISUAL:
Cronos: The New Dawn pode ser considerado muito bonito como um todo, o design da armadura do personagem principal é incrível, desde o capacete, até cada detalhe, tudo é muito único e extremamente original.
Os inimigos são aterrorizantes e muito bem diversificados e a forma como foram feitos consegue retratar o quanto são poderosos e como podem facilmente derrotar os jogadores.
Os cenários também não ficam para trás, existe um grande nível de detalhes em cada um dos lugares presentes no jogo, e toda esta riqueza de coisas contribui para o bom entendimento e a imersão na história do game.
A trilha sonora é de um bom gosto incrível, ela está presente de uma forma quase imperceptível em alguns momentos e conseguindo praticamente se fundir com os efeitos sonoros trazendo uma imersão arrepiante.

CONCLUSÃO:
Cronos: The New Dawn consegue mesclar perfeitamente ficção científica e terror, o jogo é perturbador e assustador e tem um combate que consegue ser brutal, tenso e desafiador. O título tem algumas mecânicas genéricas que são parecidas com outros games do gênero, mas ainda assim é uma obra original com diversos pontos sensacionais e isto consolida a Bloober Team como uma das principais desenvolvedores de jogos de terror na atualidade.