
“O Agente Secreto”, novo longa de Kleber Mendonça Filho, ganhou nova tração em sua trajetória internacional neste fim de semana, com a exibição no 50º Festival de Cinema de Toronto (TIFF), que acontece entre os dias 4 e 14 de setembro. O filme foi exibido em uma sessão lotada na noite de domingo como parte da programação “Special Presentations”, uma das mais prestigiosas do festival.
A exibição marcou a première canadense do longa, que contou com a presença do diretor, da produtora Emilie Lesclaux e do protagonista Wagner Moura representando o audiovisual brasileiro no evento. A equipe participou também do evento “Road to the Golden Globes” — que marca o início da temporada da 83ª edição do Globo de Ouro. “Nós queremos levar ‘O Agente Secreto’ o mais longe que conseguirmos,” declarou Ryan Werner, presidente de cinema global da Neon, responsável por distribuir o filme nos Estados Unidos. O longa está entre os seis finalistas que concorrem a uma vaga para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026. A categoria é uma importante etapa da trajetória de um filme internacional na temporada de premiações.
Além da presença em diversos festivais e as quatro premiações – incluindo Melhor direção para Kleber Mendonça Filho e Melhor Ator para Wagner Moura – recebidas em Cannes, o longa já conquistou espaços importantes dentro do mercado internacional. Neste fim de semana, Wagner Moura ganhou destaque com uma entrevista exclusiva na revista americana Variety e o filme recebeu dezenas de críticas positivas da imprensa norte-americana.
“O Agente Secreto” foi selecionado recentemente para o BFI London Film Festival, que acontece entre os dias 8 e 19 de outubro e que reúne o maior colegiado de votantes do Oscar fora dos Estados Unidos. A exibição no evento marca a primeira sessão do longa em território britânico e dá sequência a uma bem-sucedida trajetória por alguns dos mais importantes festivais de cinema do mundo.
O longa brasileiro vai ser exibido no AFI Latin American Film Festival (de 18 de setembro a 6 de outubro), nos EUA; no 73º Festival Internacional de Cinema de San Sebastián (de 19 a 27 de setembro), na Espanha; será o filme de abertura do 34º Festival de Cinema Latino-Americano de Biarritz (de 20 a 26 de setembro), na França, e do 23º Festival de Morelia (de 10 a 19 de outubro), no México; foi selecionado para o Beyond Fest (de 25 de setembro a 9 de outubro), em Los Angeles; para o 63º Festival de Cinema de Nova York (de 26 de setembro a 13 de outubro); e Wagner Moura será homenageado no Festival de Zurique, na Suíça.
“O Agente Secreto” chega a esses importantes eventos, após passar por:
- Festival de Cannes, na França, onde garantiu os prêmios de Melhor Direção (Kleber Mendonça Filho) e Melhor Ator (Wagner Moura) e o Prêmio FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema) e “Art et Essai”, concedido pela AFCAE (Associação Francesa de Cinema d’Art et d’Essai);
- Festival de Cinema de Sydney, na Austrália;
- Festival Cinéma Paradiso Louvre, na França;
- Festival de Cinema New Horizons, em Wroclaw, na Polônia;
- Festival de Cine de Lima – PUCP, no Peru, onde recebeu os prêmios de Melhor Filme do Júri Oficial e Melhor Filme pela crítica internacional ( FIPRESCI);
- Festival Internacional de Cinema da Nova Zelândia;
- Festival Internacional de Cinema de Melbourne;
- Festival de Cinema de Telluride
Trajetória nacional
A agenda de “O Agente Secreto” contempla também eventos nos principais festivais do Brasil, onde terá suas primeiras sessões públicas no dia 10 de setembro no Cinema Teatro do Parque e Cinema São Luiz, no Recife. A passagem por terras brasileiras, antes do lançamento oficial, no dia 6 de novembro, inclui ainda:
- Festival de Brasília (12/09, abrindo a programação)
- Olhar do Norte, em Manaus (16/09)
- Maranhão na Tela (18/09)
- CineBH (23/09)
- Cine Ceará (24/09)
- Festival do Rio (Data a ser divulgada)
No total, “O Agente Secreto” tem estreia confirmada em 94 países da América do Norte, América Latina, Europa, Ásia e Oceania, de acordo com a MK2, responsável pela comercialização dos direitos de exibição do filme internacionalmente. Entre os territórios já confirmados estão alguns dos maiores mercados cinematográficos do mundo, como China, México e Coreia do Sul, além de países como Grécia, Índia, Nova Zelândia e Finlândia. Nos Estados Unidos, o filme chega ao circuito comercial de Nova York no dia 26 de novembro, ampliando para as salas de Los Angeles em 5 de dezembro, e, posteriormente, será expandido.
“O Agente Secreto” é uma coprodução internacional, com produção da CinemaScópio, e tem como coprodutora a francesa MK2 Films, a alemã One Two Films e a holandesa Lemming, com distribuição no Brasil pela Vitrine Filmes e patrocínio da Petrobras.