Santos, litoral paulista, receberá a 17ª edição do Festival Internacional Tarrafa Literária entre os dias 23 e 26 de outubro no Teatro Guarany. A programação, gratuita, contará com palestras, mesas e sessões de autógrafos com autores como o português Afonso Cruz, o angolano Ondjaki, Milton Hatoum, Tati Bernardi, Aline Bei, Cristino Wapichana, Anna Virginia Balloussier, Michel Alcoforado, Evandro Cruz Silva, Daniela Arbex, Luiz Antonio Simas, Eduardo Giannetti, entre outros (veja programação completa abaixo).
O Tarrafa Literária é reconhecido como um dos mais importantes encontros de literatura do país. Celebrando seus 17 anos, o evento reunirá autores nacionais e estrangeiros para debater o futuro da literatura brasileira. Neste ano, a programação presta homenagem à escritora de literatura infantojuvenil Giselda Laporta Nicolelis, autora de obras como O mistério mora ao lado, Como é duro ser diferente e Há sempre um sol.
Além da homenagem, o festival promoverá mesas de debates, oficinas, lançamentos de livros e apresentações artísticas em diferentes espaços da cidade de Santos. A proposta é aproximar escritores, críticos, pesquisadores e leitores em torno das questões mais atuais da literatura brasileira e internacional. Assim como ocorre em todas as edições, o evento também terá programação infantil e juvenil.
A abertura oficial será no dia 15 de outubro, no Teatro Municipal Braz Cubas, com cerimônia conduzida por José Luiz Tahan, idealizador da Tarrafa Literária, e participação do cientista Miguel Nicolelis, filho da homenageada. Logo após, o público poderá assistir à peça O Céu da Língua, com Gregório Duvivier.
Programação
No dia 23 de outubro, os visitantes poderão participar da mesa Racismo, origens e protagonismo, com Midiã Noelle, Bruno Rodrigues Lima e Douglas Martins. Logo após, será a vez da mesa O Jornalismo e a Busca da Verdade, com Daniela Arbex, Bruno Paes Manso e Jorge Oliveira, finalizando-se o primeiro dia com A Riqueza e a Crença, comandada por Anna Virginia Balloussier, Michel Alcoforado e Gustavo Klein.
No segundo dia, 24, o público poderá assistir à mesa infanto juvenil O que as narrativas dos povos originários revelam sobre suas culturas? com Cristino Wapichana e Cláudia Alonso. Na sequência, haverá a mesa Clubes de Leituras e de leitores – visões experiências, com Oscar Nakasato, Vinícius Neves Mariano e Gabiz Cunha. Ao final do segundo dia, o festival apresenta a mesa Vícios Públicos, Vício dos Livros, com Afonso Cruz, Milton Hatoum e Manuel da Costa Pinto.
O terceiro dia começará com a mesa Os da Minha Praia, com Evandro Cruz Silva, Ondjaki e o jornalista Walter Porto. Na sequência, Pensar e Escrever a Rua. Cultura Popular Brasileira na Veia, com Luiz Antonio Simas, Lilia Guerra Tiago Coelho. A verdade e o engano – As emoções da finitude, comandada por Eduardo Giannetti, Juliana Belo Diniz, Gisela Monteiro, encerra o programa do dia.
A programação do festival prevê para seu último dia mesa sobre ficção e poesia O Tempo das Sutilezas, com Aline Bei, Ana Martins Marques e Vitor Valente. Logo após Literatura e História – Fronteiras e Sintonias, guiada por Beatriz Bracher, Júlio Pimentel Pinto e Lindener Pareto. E fechando a edição, o tema tratado crônicas e humor: A boba da corte e o buraco da fechadura, com Tati Bernardi, Mário Prata e Matthew Shirts.
Programação Geral
23/10 – Quinta-feira
14h – Mesa: Racismo, origens e protagonismo com Midiã Noelle, Bruno Rodrigues Lima e Douglas Martins.
17h – Mesa: O Jornalismo e a Busca da Verdade, com Daniela Arbex, Bruno Paes Manso e Jorge Oliveira.
20h – Mesa: A riqueza e a crença, com Anna Virginia Balloussier, Michel Alcoforado e Gustavo Klein.
24/10 – Sexta-feira
14h – Mesa: O que as narrativas dos povos originários revelam sobre suas culturas? com Cristino Wapichana e Cláudia Alonso.
17h – Mesa: Clubes de Leituras e de leitores – visões experiências, com Oscar Nakasato, Vinicius Neves Mariano e Gabrielle Cunha.
20h – Mesa: Vícios Públicos, Vício dos Livros, com Afonso Cruz, Milton Hatoum e Manuel da Costa Pinto.
25/10 – Sábado
14h – Mesa: Os da Minha Praia, com Evandro Cruz Silva, Ondjaki e Walter Porto
17h – Mesa: Pensar e Escrever a Rua. Cultura Popular Brasileira na Veia, com Luiz Antonio Simas, Lilia Guerra e Tiago Coelho
20h – Mesa: A verdade e o engano – As emoções da finitude com Eduardo Giannetti, Juliana Belo Diniz e Gisela Monteiro
26/10 – Domingo
14h – Mesa: O Tempo das Sutilezas, com Aline Bei, Ana Martins Marques e Vitor Valente
17h – Mesa: Literatura e História – Fronteiras e Sintonias, com Beatriz Bracher, Júlio Pimentel Pinto e Lindener Pareto
20h – Mesa: A boba da corte e o buraco da fechadura com Tati Bernardi, Tati Vasconcellos e Matthew Shirts
Serviço: Abertura da 17ª edição da Tarrafa Literária
Abertura: 15 de outubro
GRATUITO
Local: Teatro Municipal Braz Cubas
Endereço: Centro Cultural Patricia Galvão – Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Matias, Santos – SP, 11075-907
Horário: a partir das 19h
Serviço: Tarrafa Literária
Festival: de 23 a 26 de outubro
Local: Teatro Guarany
GRATUITO
Endereço: Praça dos Andradas, 100 – Centro, Santos – SP, 11010-100
Horário: das 14h às 22h30
Mais informações em
https://tarrafaliteraria.com.br/ e
https://www.instagram.com/tarrafaliteraria/