ter, 11 novembro 2025

Crítica | Truque de Mestre – O 3° Ato

Publicidade

‘Truque de Mestre’ estreou em 2013 sendo um sucesso de bilheteria que logo garantiu uma continuação que acabou custando mais caro mas não arrecadou tanto quanto o primeiro. Mesmo assim, os dois filmes trouxeram fãs para o universo que esperaram nove anos ansiosamente pelo próximo filme. O elenco original, Jesse Eisenberg, Woody Harrelson, Dave Franco e Isla Fisher retorna para mais mágica para as telonas. O diretor da continuação é Ruben Fleischer, conhecido por dirigir ‘Venom’ (2018), ‘Uncharted’ (2022) e ‘Zombieland’ (2009).

Os Quatro Cavaleiros estão de volta após serem misteriosamente convocados para se unirem novamente e estarem em uma nova missão.

‘Truque de Mestre’ já é um universo conhecido por sua criatividade nas cenas e nas reviravoltas na história (nada mais justo para uma história sobre mágica). Seguindo assim, a “fórmula” seguida para este novo filme é a mais previsível possível para um filme de retorno de uma saga com grande público. Acredito que, dentro da crise de criatividade que o cinema atual vive, o caminho mais fácil e o mais seguido é o de reviver a nostalgia por personagens, cenários e situações dentro daquela história. Não há uma tentativa de arriscar mais em algo ou de tentar algo diferente, as ideias são baseadas em “vamos trazer personagem X de volta” ou “vamos revisitar aquele cenário que ficou marcado nos filmes anteriores” mas sem propriamente ter alguma ideia por trás, é apenas uma tentativa de resgate vazio. Esse tipo de projeto assim como é feito em ‘Truque de Mestre – O 3° Ato’  normalmente foca nessas tentativas enquanto paralelamente tenta criar uma nova equipe para “substituir” os nomes originais, e aí é uma “história de transição” pensando justamente no sentido comercial da franquia.

Publicidade
Créditos: Paris Filmes/Lionsgate

Dentro desse bolo, o filme acaba sendo algo bem genérico. Nada espetacular, mas também nenhuma ofensa com quem está assistindo. Aquela experiência cinematográfica típica de um filme familiar que você assiste no domingo à tarde. O maior destaque vai para as cenas de luta que ainda são bastante criativas e a interação entre os personagens principais, especialmente nos quatro cavaleiros originais. Há muito carisma e uma dinâmica interessante entre eles, ainda que tudo caia naquela mesma ideia de parecer uma nostalgia forçada. Uma boa atuação da vilã, Rosamund Pike, e um novo trio que junta três atores conhecidos recentemente em Hollywood mas que convencem, especialmente Justice Smith. A atmosfera do filme, unindo

Mesmo sem ser algo “diferentão”, ‘Truque de Mestre – O 3° Ato’ acaba trazendo de volta a franquia com algumas das suas melhores qualidades, ainda que não exista um esforço para fazer algo fora do padrão que Hollywood se encontra nessa fase atual do cinema.

Publicidade

Publicidade

Destaque

Quarta temporada da série policial francesa Falco chega ao A&E

Na produção francesa Falco, o detetive Alexandre Falco (Sagamore Stévenin, Escalada, Fúria...

Crítica com Spoilers | O Agente Secreto

Em 1977, Marcelo trabalha como professor especializado em tecnologia....
Rui Filho
Rui Filhohttp://estacaonerd.com
Recifense, cinéfilo e estudante de Cinema desde 2020, graduando em Publicidade e Propaganda. Apaixonado por arte, amante dos esportes, curioso sobre tudo e sempre em busca de algo novo para assistir.
‘Truque de Mestre’ estreou em 2013 sendo um sucesso de bilheteria que logo garantiu uma continuação que acabou custando mais caro mas não arrecadou tanto quanto o primeiro. Mesmo assim, os dois filmes trouxeram fãs para o universo que esperaram nove anos ansiosamente pelo...Crítica | Truque de Mestre - O 3° Ato