
A Retrato Filmes anuncia que Sirât, longa do premiado diretor Oliver Laxe, teve sua estreia nos cinemas brasileiros remarcada para 26 de fevereiro. O filme acaba de ser um dos líderes de indicações ao 38º European Film Awards, concorrendo em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Direção para Oliver Laxe, Melhor Roteiro e Melhor Ator para Sergi López.
Produzido pela El Deseo, dos irmãos Pedro e Agustín Almodóvar, e distribuído no Brasil pela Retrato Filmes, Sirât acompanha um pai e um filho que chegam a uma rave nas montanhas do Marrocos. Ambos estão em busca de Mar — filha e irmã — que desapareceu meses antes em uma dessas festas intermináveis. Cercados por música eletrônica e por uma sensação crua e desconhecida de liberdade, eles saem distribuindo a foto da jovem. A esperança vai se apagando, mas os dois persistem e seguem um grupo de frequentadores rumo a uma última festa no deserto. À medida que avançam por um cenário escaldante, a jornada os obriga a confrontar os próprios limites.
Desde sua estreia, Sirât tem sido amplamente elogiado pela crítica internacional. A Variety destacou que Laxe “evoca uma visão brilhantemente bizarra e cult da psicologia humana”, enquanto o The Hollywood Reporter descreveu o filme como “energizante — um projeto determinado a nos despertar”. No Brasil, o Omelete caracteriza o filme como “surreal, agoniante e inesquecível”, e com uma “uma trilha sonora digna de épicos de ficção-científica”.
Selecionado como filme de abertura da 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, Sirât marcou presença no evento com sessões lotadas e a presença das atrizes Stefania Gadda e Jade Oukid. Antes disso, o longa teve sua estreia mundial no Festival de Cannes, onde recebeu o Prêmio do Júri, consolidando-se como uma das obras mais comentadas do circuito de 2025. O filme também foi escolhido como o representante da Espanha na disputa por uma vaga no Oscar 2026, reforçando sua relevância internacional.


