O fim de semana foi de premiação para “A Fabulosa Máquina do Tempo”, novo documentário de Eliza Capai (“Espero tua (Re)volta”). O longa que acompanha as vivências de meninas do município de Guaribas (PI), saiu do Cine PE com o Troféu Calunga nas categorias de Melhor Longa-metragem pela ABRACCINE; Melhor direção (Eliza Capai); Melhor trilha sonora (Décio 7 com participação especial de Juliana Linhares); e Melhor Atriz, concedido ao coletivo de jovens atrizes que protagonizam juntas o filme. A cineasta Eliza Capai e a produtora Mariana Genescá estiveram na cerimônia de premiação para receber os troféus. Na Mostra Ecofalante, o montador Daniel Grinspum representou o filme na cerimônia de premiação, que contemplou a produção como Melhor Longa-metragem pelo voto popular, além de conceder Menção Honrosa. As vitórias exaltam a força e o potencial das meninas de Guaribas.
“A Fabulosa Máquina do Tempo” reforça também a projeção internacional do cinema brasileiro. O filme acaba de ser confirmado na programação do Festival Internacional de Cinema de Shanghai, que ocorre de 12 a 21 de junho na China. A produtora Mariana Genescá representará o documentário brasileiro no evento, que contará com exibições regulares e uma sessão seguida de debate. A passagem pela Ásia consolida uma trajetória notável do longa, que se iniciou na estreia mundial no Festival de Berlim, abrindo a Mostra Generation Kplus, e inclui ainda passagens por eventos como: Krakow Film Festival, na Polônia; Festival de Internacional de Cinema de Guadalajara (FICG), no México, onde recebeu o prêmio de Melhor Feito Técnico-artístico da competição Ibero-americana de Documentários; Festival Internacional de Cine en Puerto Vallarta, no México; Thessaloniki International Documentary Festival, na Grécia; Festival Cinematográfico Internacional del Uruguay; e Festival Internacional de Cine de Cartagena de Índias, na Colômbia.
No Brasil, a próxima parada do longa é no FICA – Festival Internacional de Cinema Ambiental, que acontece em Goiás, entre 16 e 21 de junho. “A Fabulosa Máquina do Tempo” passou anteriormente pelo É Tudo Verdade, principal festival de documentários da América Latina, e realizou uma sessão especial ao ar livre em Guaribas, cidade em que foi filmado, contando com a presença da equipe de produção, das protagonistas, seus amigos e familiares. O evento marcou também a história de muitos dos espectadores como a primeira experiência de assistir um filme em tela grande.
Rodado no Piauí, “A Fabulosa Máquina do Tempo” acompanha de perto um grupo de meninas, que, através de conversas e brincadeiras, revelam um universo lúdico que dialoga diretamente com temas que vão desde a complexidade do casamento e das diferenças de gênero até as alegrias da infância.
“A Fabulosa Máquina do Tempo” é uma produção da Amana Cine em coprodução com Globo Filmes, GloboNews e Canal Brasil e apoio da Riofilme. A realização do filme contou com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) – Ancine/BRDE. A distribuição nos cinemas brasileiros fica por conta da Descoloniza Filmes.


