No próximo dia 17 de março, a Newton promove o Science Days, maior feira de ciência espacial para crianças e jovens de todo o país em parceria com a NASA. O evento, considerado o maior da América Latina nesse estilo, busca despertar em estudantes dos ensinos fundamental e médio das redes municipal, estadual e privada o interesse pelas áreas de inovação, ciência, tecnologia e engenharia. Exposições, palestras, oficinas e competições serão realizadas durante todo o dia nos centros de inovação e nos laboratórios do campus Buritis da Newton (R. José Cláudio Rezende, 420 – Buritis. Belo Horizonte – MG ). E o melhor: tudo inteiramente gratuito e aberto ao público. Os interessados podem se inscrever e conferir a programação completa pelo link http://bit.ly/ScienceDaysNewton.
A Newton é a primeira instituição de ensino superior a trazer o Science Days para Minas Gerais. O evento, criado e difundido em parceria com a Câmara do Comércio Brasil Flórida, a National Aeronautics and Space Administration (NASA) e a Agência Espacial Brasileira (AEB), foi inspirado no Florida’s Space Day, que apresenta aos jovens a importância da indústria espacial para a economia da Flórida. O Science Days foi lançado no formato de feira internacional, estabelecendo pontes entre Brasil e Estados Unidos e despertando estudantes da educação básica para a ciência e a tecnologia.
Os estudantes também terão acesso a oficinas, competições educacionais e palestras interativas, organizadas pela equipe de professores e alunos do Instituto de Ciências Exatas da Newton. No Pavilhão Maker, crianças e adolescentes poderão participar de diversas atividades como oficina de hologramas, de programação, de lançamento de foguetes, de nanopartículas magnéticas e ferro fluidos, passa ou repassa de Astronomia, competição sumô de robôs e competição de catapulta.
STEM – O Science Days investe na proposta interdisciplinar que une conhecimentos das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Para Leonardo Fernandes, o momento também convida a comunidade escolar e acadêmica a pensar em outra perspectiva sobre a relação entre o ser humano e a tecnologia. “Nossos alunos veem muitas notícias e estudos sobre o futuro do trabalho, sobre como as tecnologias estão substituindo as pessoas em algumas funções e empregos estão sumindo. O evento traz um novo filtro para esse olhar: vamos pensar nas oportunidades de criação e inovação que essas tecnologias trarão”, pondera.
Veja mais em newtonpaiva.br