seg, 23 dezembro 2024

Lançamento Intrínseca | Monica de Bolle

Publicidade

Com mais de 140 mil seguidores no Twitter e mais de 60 mil inscritos em seu canal de YouTube, Monica de Bolle se tornou uma das grandes vozes a tratar dos impactos do SARS-Cov-2 na economia. Usando uma linguagem acessível, a professora da School for Advanced International Studies da Johns Hopkins University e pesquisadora sênior do Peterson Institute for International Economics explica, por meio de exemplos simples, os desdobramentos socioeconômicos do atual cenário, as medidas para freá-los e as novas perspectivas no olho do furacão. Com base no conteúdo sobre a pandemia publicado em seu canal, de Bolle publicará pela Intrínseca a série Pilha de Areia e o primeiro volume, Ruptura, será lançado em setembro.
A inspiração do nome veio do estudo pioneiro realizado por três físicos nos anos 1980, sobre o ponto crítico que leva à ocorrência de uma avalanche. Eles partiram do princípio de que o desmoronamento de uma pilha de areia é certo, apesar de não sabermos quando se dará e nem a sua dimensão. Da mesma forma, cientistas do mundo inteiro há tempos já alertavam sobre a iminência de uma nova pandemia, mesmo não podendo determinar com exatidão a data desse evento, bem como seus desdobramentos. Até que aconteceu.

Com número de volumes ainda indefinido, a proposta da série Pilha de Areia é, por meio de publicações periódicas, dar conta do processo enfrentado pelo Brasil e pelo mundo, com comentários extras às discussões que a autora transmite diariamente. Cada livro analisará uma fase desse processo e, ao final da coleção, teremos traçado um retrato complexo desse período que já se mostra único na história, com suas grandes transformações e desafios.

No livro um, a autora analisará os impactos iniciais da pandemia, a quebra dos paradigmas e expectativas vigentes até então e as primeiras tentativas de conter os danos. O segundo volume se chamará Limiar e transição.

MONICA BAUMGARTEN DE BOLLE nasceu no Rio de Janeiro e mora em Washington D.C. Trabalhou no Fundo Monetário Internacional, foi professora da PUC-Rio, atuou como diretora do Instituto de Estudos de Política Econômica da Casa das Garças e como sócia-diretora da Galanto MBB Consultoria. Atualmente é professora da School for Advanced International Studies da Johns Hopkins University e pesquisadora sênior do Peterson Institute for International Economics. Na Intrínseca, de Bolle é autora de Como matar a borboleta azul, sobre a crise econômica do governo Dilma Rousseff.

Publicidade

Publicidade

Destaque

Crítica | Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa

A Turma da Mônica, criada por Maurício de Sousa...

Crítica | Bagagem de Risco

Em Bagagem de Risco, Ethan Kopek (Taron Egerton), um...

Nosferatu | Diretor agradece Bob Esponja por apresentar personagem aos jovens

Em entrevista à Variety, Robert Eggers, diretor da nova...
Geórgia Amorim
Geórgia Amorimhttp://estacaonerd.com
Formada em Produção Publicitária pela FMU, e em Eventos pelo Senac SP, redatora e fã de música eletrônica! <3 Posto umas besteiras lá no meu instagram @GeorgiaAmorim