qui, 23 janeiro 2025

Crítica | Natal em 8-Bits (8-Bit Christmas)

Publicidade

O fim do ano está batendo à porta e com a chegada das festas de fim de ano, as plataformas de streaming vem sendo “inundadas” por diversas produções focadas no Natal. A HBO Max, não ficou de fora e resolveu apostar suas fichas no lançamento da comédia familiar: Natal em 8-Bits. A produção apresenta Jake Doyle, um pai amoroso que resolve contar para sua filha o quanto foi difícil conseguir um Nintendo no final dos anos 80.

A narrativa de Natal em 8-Bits é baseada no livro homônimo do roteirista Kevin Jakubowski (Provas e Trapaças) que usa da nostalgia e do carisma do seu elenco para nos apresentar uma história fofa e divertida sobre o real significado do Natal. O filme, mesmo com suas limitações e furos no roteiro, consegue contar uma divertida jornada de uma criança em busca de um videogame. Jakubowski consegue misturar presente e passado de modo eficaz. Nas cenas do passado temos Winslow Fegley (Contos do Medo) e no presente, narrando a trama, temos Neil Patrick Harris (Garota Exemplar). Na narrativa em off temos algumas das melhores piadas da produção, que consegue recriar os anos 80 de modo bastante realista. Seja nos cenários ou no modo como vivíamos, tudo é bem apresentado e a narração de Harris consegue, quando necessário, tirar sarro disso. O que é bastante divertido, em especial para quem foi criança durante essa época.

A direção de Michael Dowse (Stuber) é segura, mas pouco inventiva e faz o arroz com feijão na hora de gravar as cenas. Mesmo assim a maior falha de Dowse se dá na construção dos personagens que dividem a tela com o protagonista. Nenhum deles é desenvolvido, tem importância ou espaço na trama que é excessivamente focada no personagem central vivido por Fegley/Harris. Todos os demais personagens são apenas “escadas” que a narrativa e a direção usam para desenvolver a história, dando pouca relevância a eles. Por fim, a elaboração do plano ÉPICO que possui 13 etapas, não saí do papel. A direção não mostra nem cinco delas e o que vemos sendo posto em prática do plano é muito pouco e forçado, o que diminuí muito a importância de tudo isso na trama. O filme ainda é recheado de referências visuais e citações a obras dos anos 80, que podem animar os pais que assistirem com os filhos. Para os pequenos as piadas, no geral, são bobinhas, mas devem divertir.

Publicidade

A montagem da trama é repleta de cortes, alguns um pouco desconexos com o momento em que eles acontecem, mas nada exagerado ou que atrapalhe o filme. A mensagem final da obra é clichê, mas a narrativa consegue criar um momento de pura ternura e pra lá de comovente. Tudo é apresentado de modo orgânico e sem atropelos.

Natal em 8 Bits é um tocante e divertido presente adiantado da HBO Max para os amantes de comédias natalinas.

Publicidade

Publicidade

Destaque

O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim chega às plataformas digitais

Ambientado 183 anos antes dos eventos da trilogia original...

Covil de Ladrões 2 | Relembre o primeiro filme; Confira!

Com os atores Gerard Butler e O’Shea Jackson Jr....

Crítica | MMA – Meu Melhor Amigo

Dirigido por José Alvarenga Jr., é um filme comovente...

Dexter: Ressurreição | Michael C. Hall anuncia começo das gravações em divertido vídeo; Confira!

O Paramount+ do Brasil revelou um vídeo dos bastidores de Dexter: Ressurreição,...
Hiccaro Rodrigues
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]
O fim do ano está batendo à porta e com a chegada das festas de fim de ano, as plataformas de streaming vem sendo “inundadas” por diversas produções focadas no Natal. A HBO Max, não ficou de fora e resolveu apostar suas fichas no...Crítica | Natal em 8-Bits (8-Bit Christmas)