Crimes reais acontecidos no Brasil, não estão mais limitados a serem exibidos em jornais, TV e rádios. Documentários agora exploram essas histórias e destrincham tudo o que aconteceu em prol do conhecimento e do entretenimento. Entre os dias 6 e 7 de agosto de 2005, aconteceu o segundo maior assalto a banco da história do Brasil. A série documental 3 Tonelada$: Assalto ao Banco Central na Netflix tem como foco desvendar todos os aspectos relacionados ao crime que é lembrado até hoje no país.
A série documental 3 Tonelada$: Assalto ao Banco Central, que tem três episódios com cerca de um hora cada, mostra o que aconteceu neste crime que aconteceu em Fortaleza-CE. O documentário é objetivo e sem muitos rodeios mostra todas as etapas do roubo, mesclando reportagens da época, com simulações e depoimentos de pessoas que estavam envolvidas com a investigação e no crime. Com um olhar mais jornalístico e sem querer romantizar o crime, a produção tem um tom certo e aborda as situações de modo claro. A direção geral de Rodrigo Astiz (O Assassinato de Jean Charles) e o roteiro de Daniel Billio (Tragédia em Santa Maria) optaram por dividir a trama em capítulos que que abordam o crime de um modo linear. No primeiro episódio vemos como o crime foi planejado e executado, no segundo episódio vemos as investigações para prender a quadrilha responsável pelo roubo e no último episódio vemos a conclusão do inquérito e as consequências do crime na vida dos ladrões.
3 Toneladas$ mostra o passo a passo dos criminosos durante o roubo dos R$ 165 milhões dos cofres do Banco Central, com uma montagem ágil e dinâmica que irá prender o espectador. A quantidade de detalhes e informações apresentadas é absurda. Por fim, o modo como o crime é apresentado difere muito do que vimos no documentário Elize Matsunaga: Era Uma Vez Um Crime, que meio que romantiza a situação criminal e apresenta situações que colocam a agressora como vítima. Aqui em 3 Toneladas$ isso não acontece e tudo é visto de modo cirúrgico e não permite dubiedades sob as ações dos criminosos.
3 Tonelada$: Assalto ao Banco Central é mais um documentário “true crime” nacional que não deixa nada a desejar quando comparado com obras feitas por Hollywood. Objetivo e muito bem elaborada a produção deve agradar os fãs desse gênero e os curiosos de plantão.