sáb, 27 abril 2024

Crítica | O Homem do Norte

Publicidade

Sanguinário e Visceral! Esses são dois dos diversos adjetivos que podem ser feitos ao novo filme do diretor Robert Eggers (O Farol), O Homem do Norte. A produção que estreia nesta quinta-feira (12) é baseada em um conto nórdico sobre o príncipe Amleth, que aborda as origens do mito sobre a fundação da cultura nórdica. Na versão vista no cinema, Eggers realiza uma releitura deste conto para criar um thriller épico de vingança que explora quão longe um príncipe Viking é capaz de ir para fazer justiça pelo assassinato do seu pai.

IGN / Divulgação

O roteiro escrito por Eggers em parceria com o dramaturgo islandês Sigurjón Birgir Sigurðsson cria uma narrativa sangrenta e fiel a cultura nórdica. A produção obedece a cartilha dos diversos filmes de vingança e não apresenta nenhuma reviravolta ou novidade, mas o trabalho que Eggers consegue desenvolver tanto no texto como na direção, esses sim são impecáveis e inéditos. O homem guerreiro e quase que primitivo é o protagonista dessa história, que usa a brutalidade das situações como fio condutor dessa trama que foi divididas em atos, para facilitar o entendimento do enredo que conta com diversos saltos temporais, e principalmente para dar a obra um ar de teatro, fato que combina com o que é visto na tela.

O mantra “Eu vou vingá-lo, pai. Eu vou salvá-la, mãe. Eu vou matá-lo, Fjölnr.”, serve para mostrar os objetivos do personagem e também para mostrar a evolução do protagonista que num primeiro momento é apresentado como um jovem ingênuo e que, depois do fato ocorrido, se torna um saqueador letal de olhos frios que é interpretado por Alexander Skarsgard (Godzilla vs Kong), em uma atuação excepcional do ator. São nos pequenos detalhes que moram os grandes acertos dessa produção. Tudo apresentado é feito com uma fidelidade monstruosa: roupas, adornos, armas, locais são recriados com uma riqueza de detalhes monumental. O design de produção e os figurinos merecem ser lembrados no Oscar 2023 pela perfeição. A direção consegue abordar diversos elementos da cultura nórdica de modo crível e sem soar forçados, todos os elementos são inseridos de modo orgânico na trama. A produção ainda conta com uma fotografia espetacular que apresenta as estonteantes paisagens da Islândia e transforma elas quase que em testemunhas das atrocidades cometidas em prol de uma vingança.

Publicidade

Eggers usa e abusa da violência nas cenas de combate. A brutalidade que algumas situações apresentam são chocantes. Os combates são muito bem filmados e coreografados. No quesito atuação temos um elenco afiado e que consegue desempenhar seus papéis com louvor. Skarsgard e Anya Taylor-Joy (A Bruxa) fazem um casal que se complementa em tela. Claes Bang (Drácula) é imponente em sua atuação e Nicole Kidman usa do seu talento para apresentar uma performance astuta e pra lá de teatral, algo que engrandece ainda mais sua personagem.

IGN / Divulgação

O ponto mais fraco da produção acontece no terceiro ato, onde vemos a batalha final que não consegue dar realmente um final digno a epopéia apresentada. O fim mostra as consequências dessa situação e a resolução soa anti-climática, já que a situação nunca atinge um ápice digno de tudo que foi apresentado.

O Homem do Norte é um incrível thriller de vingança que faz jus ao termo ÉPICO e que mostra que os homens são animais raivosos, e que podem abandonar suas crenças em prol da justiça com as próprias mãos. Se possível, assista essa diversão sangrenta criada por Eggers nos cinemas.

Publicidade

Publicidade

Destaque

Ator de “Todo Mundo Odeia o Chris” vai participar do Anime Friends, em julho

Vincent Martella é uma das atrações confirmadas no Anime...

Crítica | Um Caso de Detetive

Abe Applebaum ficou nacionalmente conhecido na infância por seu...

Netflix | Confira os lançamentos de Maio de 2024

O mês de Maio chegou repleto de muitas novidades...
Hiccaro Rodrigues
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]
Sanguinário e Visceral! Esses são dois dos diversos adjetivos que podem ser feitos ao novo filme do diretor Robert Eggers (O Farol), O Homem do Norte. A produção que estreia nesta quinta-feira (12) é baseada em um conto nórdico sobre o príncipe Amleth, que...Crítica | O Homem do Norte