Quando Stranger Things estreou em 2016, os fãs acompanharam a história de um grupo de crianças que descobrem uma grande conspiração do governo. Com isso, começam a caçada pelo monstro, que eles chamam de Dermagon. A partir da segunda temporada, as coisas tomaram um tamanho gigantesco, em relação a trama original que era simplista.
A partir daí a série, ao decorrer das temporadas, sacrificou os dramas de personagens numa tentativa de acrescentar ação na história. As apostas estão mais altas do que nunca para a quarta temporada de Stranger Things, foi dividida em duas partes (a primeira será lançada no dia 27 de maio e a segunda no dia 1º de julho). A nova temporada é épica, Após um hiato de três anos, os irmãos Duffer voltaram com uma coleção de nove episódios superdimensionados, cada um com cerca de 75 minutos. Neste novo ano, teremos a ação característica das demais temporadas com uma boa dosagem de terror.
Podemos considerar o novo ano da série, o maior já visto até o momento, mais cinematográfico e marcado pela variedade de tramas. O grupo de amigos está lidando com desafios separadamente. Além disso, a guerra contra o mundo invertido terá um tempo mais longo de execução, algo que funciona como, o começo do fim das aventuras desse grupo de adolescentes de Hawkins.
Como estão os personagens nessa quarta temporada? A Eleven (Millie Bobby Brown) está morando com Joyce (Winona Ryder), Will (Noah Schnapp) e Jonathan (Charlie Heaton) na Califórnia, tentando ter uma vida normal no ensino médio, enquanto Mike (Finn Wolfhard), Dustin (Gaten Matarazzo), Lucas (Caleb McLaughlin) e Steve (Joe Keery) ainda estão se reconciliando com a insanidade dos acontecimentos do final da terceira temporada. Max (Sadie Sink) está sofrendo as consequências desse acontecimento. Além disso, Nancy e Jonathan estão, aparentemente, sofrendo uma crise no relacionamento e, Steve e Robin estão em um novo emprego e com o foco em seus crushes.
Além dos problemas com o mundo inevertido, a trama ainda aborda temas como bullying e a resolução de um misterioso crime. Todo o elenco tem seus momentos de destaque, com exceção de Mike e Will que não possuem grande relevância nesta primeira parte da temporada. O arco envolvendo Eleven é o fio condutor da trama, já que a personagem busca em seu passado respostas para conseguir para deter o novo monstro que assombra a cidade de Hawkins. Todos esses elementos, são muito bem desenvolvidos na trama e como os episódios tem uma longa duração a produção consegue desmembrar essas subtramas de modo satisfatório, mesmo deixando algumas questões em aberto.
Para entender todos os pontos que Stranger Things traz, é necessário atenção total. Todas as histórias são importantes e aparentemente vão se conectar no fim. Para ajudar nessa conexão, temos um jogo de câmera excepcional, que permite que mesmo afastados e lidando com seus problemas pessoais, o grupo de amigo ainda esteja de alguma forma ligado.
Com uma narrativa mais sombria e mais madura do que os anos anteriores, Stranger Things 4 usa diversos recursos clássicos do terror para contar sua história. A série contém um enredo que possui elementos monstruosos no mundo natural que causa perplexidade e medo aos personagens; tem cenas violentas e ao mesmo tempo misteriosas. Os episódios, com elementos grotescos e escatológicos vão auxiliar na construção do medo como fonte de ameaça. A série aproveita esses pontos para mostrar o amadurecimento dos personagens e como a situação cada vez mais fica séria.
A série precisará responder algumas perguntas que ficam em aberto no fim. Os dois episódios que serão lançados no dia primeiro de julho, devem vir com essas respostas e mostrar para que veio essa nova temporada, que até o momento consegue ser instigante.