sex, 4 setembro 2026

A Estranha na Cama | Novo livro do autor Raphael Montes já está nas livrarias; Confira!

Publicidade

O novo livro de Raphael Montes, um dos principais nomes da literatura brasileira contemporânea, “A Estranha na Cama” (Companhia das Letras) já chegou às livrarias. Entre os dias 4 e 13 de setembro, o autor participa de uma programação especial na Bienal do Livro de São Paulo, que marca o lançamento do seu aguardado nono romance e primeiro thriller erótico.

Com mais de um milhão de exemplares vendidos e obras publicadas em mais de 25 países, Raphael construiu uma trajetória que atravessa literatura e audiovisual, transformando o suspense em um dos gêneros de maior alcance entre os leitores brasileiros. Livros como “Suicidas”, “Dias Perfeitos”, “Jantar Secreto”, “O Vilarejo”, “Uma Mulher no Escuro” e “Uma Família Feliz” combinam tensão psicológica, crítica social e personagens moralmente complexos — características que também marcam sua nova obra.

O lançamento de “A Estranha na Cama” chega acompanhado de uma notícia que já ultrapassa as páginas do livro: antes mesmo de a obra chegar às livrarias, a Netflix já está desenvolvendo sua adaptação audiovisual, com direção de Esmir Filho. O projeto integra a crescente presença do autor no audiovisual, que inclui sua atuação como criador e showrunner das três temporadas da série “Bom Dia, Verônica” (Netflix) e da novela “Beleza Fatal” (HBO Max), além dos roteiros da trilogia sobre o caso Richthofen (Prime Video) e do longa sobre Elize Matsunaga (Netflix).

Raphael Montes com o lançamento “A Estranha na Cama” | Credito: Julia Mataruna
Na Bienal, Raphael terá uma agenda que percorre diferentes aspectos de sua produção. A programação começa na sexta-feira, 4 de setembro, às 19h30, com a mesa “Raphael Montes e A Estranha na Cama”, ao lado de Paolla Oliveira (já confirmada no filme), com mediação de Gabriel Zorzetto, na Arena Cultural. No dia seguinte, 5 de setembro, o autor participa de uma sessão de autógrafos às 11h e, às 14h, conversa com a jornalista Fernanda Talarico no estande da Amazon sobre processo criativo e os temas que atravessam sua obra, na atividade “O desejo mora ao lado do medo: uma entrevista com Raphael Montes”.

Ainda no dia 5, às 15h, Raphael participa do podcast “‘True Crime’ ao Crime de Verdade”, ao lado de Ilana Casoy, na Arena Podcast, em uma conversa sobre os pontos de encontro entre ficção e realidade, transmitida ao vivo pelo canal da Bienal no YouTube.

Já no segundo fim de semana do evento, 12 de setembro, às 12h30, Raphael participa da mesa “O mal entre nós”, ao lado de Ana Paula Maia, com mediação de Dayhara Martins, com autógrafos na sequência. No domingo, 13 de setembro, às 15h, é a vez do Skeelo Talks, com mediação de Alice Aquino, seguido por uma nova sessão de autógrafos às 17h.

Além da programação oficial da Bienal, o autor terá um encontro especial com os leitores no dia 10 de setembro, no Cine Belas Artes. Raphael participa de um bate-papo sobre sua trajetória e o novo livro e, na sequência, recebe os leitores para uma sessão de fotos. O ingresso para o encontro será vendido pelo Sympla e, por R$ 70, dará direito a um exemplar autografado.

A presença na Bienal acontece em um momento especialmente significativo para o autor: na edição de 2025 da Bienal do Livro Rio, Raphael ocupou sozinho as cinco primeiras posições do ranking de livros mais vendidos da Companhia das Letras, com “Jantar Secreto”, “Dias Perfeitos” (Edição Especial), “Suicidas”, “Uma Família Feliz” e “O Vilarejo”. Além disso, 2026 marca o ano em que sua obra “Jantar Secreto” ganhou edições nos Estados Unidos, Reino Unido e outros dez países, ampliando o alcance internacional de seu trabalho, e também uma edição especial comemorativa de 10 anos no Brasil com capítulo extra inédito.
PROGRAMAÇÃO DE RAPHAEL MONTES NA BIENAL DO LIVRO DE SÃO PAULO
04/09 – sexta-feira | 19h30
Mesa “Raphael Montes e A Estranha na Cama”
Com Paolla Oliveira
Mediação: Gabriel Zorzetto
Arena Cultural 04/09 – sábado | 20h30
Sessão de autógrafos
Espaço de Autógrafos 05/09 – sábado | 11h
Sessão de autógrafos
Espaço de Autógrafos 05/09 – sábado | 14h
“O desejo mora ao lado do medo: uma entrevista com Raphael Montes”
Mediação: Fernanda Talarico
Estande Amazon – Rua A, nº 58 05/09 – sábado | 15h
“True Crime ao Crime de Verdade”
Podcast com Ilana Casoy
Arena Podcast 10/09 – quinta | 20h30
Bate-papo + sessão de fotos com leitores
Ingressos: a partir de R$ 30 no Sympla
Local: Cine Belas Artes 12/09 – sábado | 12h30
Mesa “O mal entre nós”
Com Ana Paula Maia
Mediação: Dayhara Martins
Arena Cultural 12/09 – sábado | 17h
Sessão extra de autógrafos
Espaço de Autógrafos 13/09 – domingo | 15h
Skeelo Talks
Mediação: Alice Aquino
Estande Skeelo 13/09 – domingo | 17h
Sessão de autógrafos
Espaço de Autógrafos
Publicidade
Publicidade

Destaque

Hiccaro Rodrigues
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]