ter, 6 dezembro 2022

A Noiva | Novo filme de Sérgio Tréfaut estreia na 46ª Mostra de São Paulo; Confira!

Publicidade

O português Sérgio Tréfaut (“Raiva”) apresenta seu novo longa, A NOIVA, na 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que acontece entre 20 de outubro e 2 de novembro. Essa será a première brasileira do filme, que teve sua primeira sessão no Festival de Veneza na seção Horizontes, deste ano.

O filme é protagonizado pela estreante Joana Bernardo, como uma adolescente europeia que foge de casa para se casar com um guerrilheiro do Daesh, e se torna uma noiva da Jihad. Anos mais tarde, vivendo num campo de prisioneiros no Iraque, tem três filhos e está grávida novamente, enquanto aguarda seu julgamento pelos tribunais iraquianos.

Estive no Iraque pela primeira vez em 2012, pouco depois que as tropas americanas deixaram o país, e uma guerra sangrenta acontecia. Bombas explodindo, milhares de pessoas morrendo. Eu planejava fazer um documentário, mostrando como era pura hipocrisia a teoria americana de que eleições e mídia livre trariam paz ao país. O filme, no entanto, não aconteceu quando o ISIS (Estado Islâmico) tomou o poder, e ocuparam Mossul”, explica o cineasta.

Publicidade

O impressionante número de europeus que se uniram ao Daesh chamou a atenção de Tréfaut, que começou a trabalhar no roteiro de A NOIVA. No longa, o diretor, com sua vasta experiência como documentarista, assume um olhar isento sobre sua protagonista, que muda seu nome para Um ao fugir de Portugal para Mossul.

É uma alegria muito grande lançar o filme na Mostra de São Paulo, que já exibiu diversos trabalhos meus. E é importante levar esse longa para o público brasileiro, discutindo um tema de relevância mundial”, diz o diretor.

O elenco ainda inclui a espanhola Lola Dueñas (“Volver”) e o português Hugo Bentes (“Raiva), além de Hussein Hassan Ali e Saman Mustefa. A equipe artística conta com o diretor de fotografia João Ribeiro (“O ano da morte de Ricardo Reis”); Rowal Gelal, assina a trilha sonora, e Pedro Filipe Marques (“As mil e uma noites – Volumes 1, 2 e 3”), assina a montagem. A NOIVA foi rodado no Iraque, em 2020, durante a pandemia de Covid 22. Com uma equipe de locais e profissionais de vários países e nacionalidades.

Publicidade

Destaque

Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: hiccaro.rodrigues@estacaonerd.com

Deixe um comentário