Após passar por 60 festivais e 24 países, “A Queda do Céu”, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro, estreou nos cinemas franceses na última quinta-feira, 5, sob aprovação da crítica local. Baseado no livro homônimo escrito pelo xamã e líder Yanomami Davi Kopenawa e pelo antropólogo francês Bruce Albert, o documentário acompanha Kopenawa e a comunidade de Watorikɨ ao longo do importante ritual Reahu. O filme foi reconhecido pela imprensa por sua força e beleza ao retratar a realidade de um povo que resiste a avanços cada vez mais perigosos para sua sobrevivência.
“A invasão colonial da Amazônia nunca antes foi mostrada de forma tão sensível como por Gabriela Carneiro da Cunha e Eryk Rocha. ‘A Queda do Céu’ confronta a realidade Yanomami com uma lucidez ímpar”, escreveu Jean Christophe Goddard. Para Jean-Michel Frodon, “os cineastas utilizam toda uma gama de ferramentas de produção para sensibilizar as pessoas para a urgência da situação da comunidade e aos poderes de inteligência do mundo que possuem”. Thierry Méranger, da Cahier du Cinéma, definiu o longa como um dos retratos mais bonitos oferecidos por Cannes em 2024, quando o filme integrou a Quinzena de Realizadores. Também na Cahier, Alice Leroy avaliou a produção com pontuação máxima, 5 estrelas, ressaltando que o filme ‘redefine os termos de um relacionamento onde observamos de ambos os lados da câmera’. O longa também foi destaque no jornal Liberátion, que defendeu que a narrativa “está a anos-luz” do que já foi produzido sobre a temática até o momento.
Nos próximos meses, “A Queda do Céu” dá sequência ao seu lançamento comercial pelo mundo. O filme acaba de ganhar data de estreia nos mercados norte-americano e brasileiro. Nos Estados Unidos, o longa chega primeiro ao MoMa no dia 7 de março, e amplia circuito a partir de abril, já com diversas salas confirmadas em Los Angeles. No Brasil, a previsão de lançamento é 7 de agosto, com distribuição da Gullane+.
Até o momento, o documentário soma 13 prêmios conquistados em festivais nacionais e internacionais, incluindo o Grande Prêmio do Júri da Competição Kaleidoscope do festival DOC NYC; o Prêmio Especial do Júri da Competição Internacional no DMZ Docs 2024 (Coreia do Sul); Prêmio de Melhor Som e Melhor Direção de Documentário no Festival do Rio (Brasil); Melhor Longa Metragem Documentário Internacional no 27º Festival Internacional de Cinema de Guanajuato GIFF 2024 (México); e Prêmio Fundação INATEL no Festival DocLisboa 2024 (Portugal).
“A Queda do Céu” é uma coprodução Brasil-Itália da Aruac Filmes, Hutukara Associação Yanomami e Stemal Entertainment com Rai Cinema, e produção associada francesa de Les Films d’ici.