A Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais), e o Brazil Games, projeto setorial de exportação realizado em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos), vão promover em conjunto a primeira edição do Pitch@gamescom latam, competição de pitch de games que tem como objetivo apresentar jogos de estúdios latino-americanos para investidores e publishers.
A iniciativa será realizada durante a gamescom latam, que acontecerá no São Paulo Expo, em São Paulo, entre os dias 26 e 30 de junho. A gamescom latam é a versão latino-americana do maior evento global de games e será realizada em conjunto pela Koelnmesse, organizadora da feira em Colônia/ALE e Singapura/SIN; pela game (Germain Games Industry Association), a associação alemã da indústria de games; pelo BIG Festival, o maior festival de games da América Latina, e pela Omelete Company, empresa líder no segmento de cultura pop no Brasil.
Jason Della Rocca, especialista e empresário da indústria de games, que tem no currículo o desenvolvimento de grandes parcerias e a organização do Pitch da GDC Play, apresentará os jogos selecionados para um júri composto por publishers e investidores. Ao menos cinco estúdios serão selecionados subir ao palco e, durante cinco minutos, tentar convencer o júri a investir em seus projetos.
O vencedor do Pitch@gamescom latam powered by Abragames/Brazil Games receberá um troféu, uma credencial de business e um estande na gamescom latam 2025 – nos espaços Panorama Brasil ou Área Indie.
As inscrições para participar do pitch já estão disponíveis e podem ser realizadas por meio do site oficial da gamescom latam até dia 5 de maio. As regras para se inscrever na competição são:
Somente projetos da América Latina serão aceitos;
· O pitch e o projeto devem ser enviados em inglês;
· É necessária uma empresa ou estúdio legalmente registrado para inscrever-se;
· Os finalistas devem comparecer à gamescom latam para apresentar o pitch no dia 28 de junho;
· O jogo não pode já ter sido lançado publicamente;
· O projeto deve ter PC e/ou console como plataformas principais;
· O jogo não pode ser free-to-play (deve ter um preço de venda para o consumidor).
O objetivo do pitch será alcançar um acordo de publicação de investidores ou publishers, e para isso é fundamental que o game em questão seja original. Ferramentas digitais, tecnologias, serviço e outros tipos de produtos não serão aceitos nessa iniciativa.
“É extremamente importante para a Abragames liderar ações como esta, que dá aos estúdios a chance de impressionar alguns dos mais conceituados profissionais da indústria de jogos e fechar novos negócios”, disse Eliana Russi, diretora de operações da Abragames. “O nosso objetivo principal é o de sempre apoiar o crescimento dos desenvolvedores nacionais e da indústria do brasileira como um todo”.
Os ingressos para a gamescom latam já estão disponívei no site oficial do evento. Para mais informações sobre a Abragames e suas iniciativas, clique aqui.