qua, 19 fevereiro 2025

Ainda Estou Aqui | Filme recebe três novos prêmios e supera 5 milhões de espectadores no Brasil

Publicidade

“Ainda Estou Aqui” inicia a semana com três novos prêmios. O longa de Walter Salles recebeu nesta segunda-feira, 17, em Berlim, o prêmio de Filme Mais Valioso do Ano, no Cinema for Peace. A premiação, concedida pela Fundação Cinema for Peace, visa reconhecer produções cinematográficas que discutam causas humanitárias e ambientais. Os roteiristas Murilo Hauser e Heitor Lorega estiveram na cerimônia em Berlim representando a equipe do filme e receberam o prêmio.

Também na segunda-feira, “Ainda Estou Aqui” levou o prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa no Latino Entertainment Film Awards, e Fernanda Torres foi escolhida como a Melhor Atriz pela Associação de Jornalistas Latinos de Entretenimento (LEJA). As vitórias na 7ª edição da premiação ocorrem no momento em que o filme é lançado em parte da América Latina e é abraçado pelo público local, que vem tomando as redes sociais com relatos sobre a representatividade da produção para a região latino-americana.

Nesta terça-feira, 18, Walter Salles recebeu também o Goya de Melhor Filme Ibero-Americano, conquistado no último dia 8 de fevereiro. O cineasta foi recepcionado por uma cerimônia na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha, em Madrid.

Publicidade

“Ainda Estou Aqui” soma agora 38 prêmios nacionais e internacionais (confira aqui a lista completa) e participa, no dia 23 de fevereiro, do OFTA Film Award, onde disputa Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz (Fernanda Torres). Para o Oscar, que ocorre no dia 2 de março, foi definido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas que Rodrigo Teixeira e Maria Carlota Bruno serão os produtores representantes de “Ainda Estou Aqui” na categoria de Melhor Filme.

Entre as novas conquistas de “Ainda Estou Aqui”, se destaca também a importante marca alcançada nas bilheterias brasileiras: 5, 1 milhões de espectadores. Em sua 15ª semana em cartaz, ocupando 670 salas, o filme segue com um ótimo público nas salas de cinema.

Repercussão do público pelo mundo

Mundialmente, espectadores e crítica seguem abraçando o filme. Neste fim de semana, “Ainda Estou Aqui” superou US$ 25,4 milhões globais, e, nos Estados Unidos acabou de atingir US$ 3,5 milhões arrecadados, se tornando o terceiro maior filme brasileiro exibido no território. O longa também ocupou um circuito recorde de mais de 700 cinemas por lá. Em Portugal, a produção foi vista por 214,7 mil espectadores, e liderou as bilheterias por quatro fins de semana consecutivos desde sua estreia. Na França, mais de 275,8 mil pessoas já assistiram ao filme, segundo o site AlloCiné. A recepção na Itália, México, Chile, Venezuela e Bolívia também foi positiva, com ampla aprovação da crítica especializada. A nova fase de lançamento internacional chegou, neste fim de semana, na Colômbia, e, no dia 20 de fevereiro, quem recebe a estreia é Argentina, Peru, Uruguai, República Dominicana e Equador. Para além da América Latina, o filme também estreia em fevereiro na Inglaterra e na Espanha (21 de fevereiro), e na Austrália (27 de fevereiro) e 12 de março na Alemanha.

Festivais e prêmios 

Selecionado para mais de 50 festivais nacionais e internacionais, “Ainda Estou Aqui” vem conquistando crítica e público. Dos 38 prêmios, sete são de Melhor Filme segundo o Júri Popular: pelo Gold Derby, no Festival Internacional de Cinema de Roterdã, Festival Internacional de Cinema de Miami; 48ª Mostra de S. Paulo; Festival Internacional de Cinema de Vancouver, no Canadá; Festival de Cinema de Mill Valley, nos Estados Unidos; e Festival de Pessac, na França, onde também recebeu o Prêmio Danielle Le Roy, dado pelo júri jovem (confira aqui a lista completa de premiações).

Publicidade

A produção já foi exibida em festivais de mais de 20 países, incluindo Itália, Canadá, França, Estados Unidos, China, Suíça, Inglaterra, Turquia, Áustria, Portugal, Espanha, Marrocos, Egito, Alemanha, Estônia, Eslovênia, Sérvia, Bulgária, Irlanda, Austrália e Holanda. Recentemente, foi também o filme de abertura do FICPunta (Festival Internacional de Cine de Punta del Este), que acontece de 15 a 21 de fevereiro.

SINOPSE 

Rio de Janeiro, início dos anos 70. O país enfrenta o endurecimento da ditadura militar. Estamos no centro de uma família, os Paiva: Rubens, Eunice e seus cinco filhos. Vivem na frente da praia, numa casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice – cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas – é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos. Baseada no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva, a história emocionante dessa família ajudou a redefinir a história do país. 

Publicidade

Publicidade

Destaque

Filme chinês ‘Ne Zha 2’ se torna maior bilheteria de animação do mundo

Ne Zha 2, longa de animação chinesa superou "Divertida...

Crítica | O Brutalista

Normalmente, a época de janeiro e fevereiro da distribuição...

O Último Alvo | Confira 5 motivos para assistir o novo filme de Liam Neeson

ÚLTIMO ALVO, novo filme protagonizado por Liam Neeson, estreia...

Exposição sobre A Fantástica Fábrica de Chocolate que virou chacota será tema de filme de terror; Confira!

A Willy Wonka Experience, bizarra exposição não autorizada sobre A Fantástica Fábrica...
Hiccaro Rodrigues
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]