sex, 25 julho 2025

“Ainda Estou Aqui” recebe o 47º prêmio de sua carreira

Publicidade

“Ainda Estou Aqui” acaba de receber seu 47º prêmio, ao ser eleito o Melhor Filme Ibero Americano nos Premios Sur, realizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Argentina. Em sua 19ª edição, a premiação inaugurou a categoria, que passa a ter o longa de Walter Salles como primeiro vencedor de sua história. A cerimônia de premiação ocorreu na noite desta quarta-feira, 23, no Teatro del Libertador General San Martín, em Córdoba, na Argentina. O cineasta Walter Salles não pôde comparecer ao evento, mas enviou um vídeo em agradecimento em nome de toda a equipe envolvida na produção. Confira a íntegra do discurso de vitória: 

“Boa noite, 

Há pouco recebi a notícia de que ‘Ainda Estou Aqui’ foi reconhecido pela Academia de Cinema da Argentina. Muito obrigado a todos os votantes.  

Publicidade

O prêmio de Melhor Filme Ibero Americano é uma honra para todos nós, que fizemos ‘Ainda Estou Aqui’. Para Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, para cada um dos atores e técnicos que tornaram nosso filme possível — e para mim. Compartilhamos uma profunda admiração pelo cinema argentino, por seus extraordinários atores, diretores e roteiristas, por seus produtores e artesãos enormemente talentosos. 

‘Ainda Estou Aqui’ trata da importância da memória e da resistência durante os obscuros anos da ditadura militar, esses dois territórios que o cinema argentino explorou e nos ensinou a abordar de maneira exemplar. Neste momento em que a democracia está sendo atacada em tantos países, este reconhecimento se tornou ainda mais significativo. 

Agradeço especialmente aos queridos amigos que, como Santiago Mitre, Agustina Llambi, Leticia Cristi e Matías Mosteirín, tornaram possíveis projeções inesquecíveis de nosso filme em Buenos Aires. 

Publicidade

Vida longa ao cinema argentino e à democracia!”. 

No próximo dia 14 de agosto, “Ainda Estou Aqui” também concorre ao Premio Lihuén de Melhor Filme Ibero Americano, concedido pela Academia de Artes Cinematográficas do Chile. Dando continuidade a sua trajetória nos circuitos comerciais pelo mundo, o longa estreia no Japão no dia 8 de agosto, com 40 cópias e sessões garantidas em importantes praças do país, como Tokyo, Osaka, Nagoya, Sapporo, e Fukuoka. Em seguida, chega aos cinemas da Escandinávia (12/09), Dinamarca (02/10) e Noruega (03/10). 

“Ainda Estou Aqui” encerrou sua trajetória nos cinemas brasileiros após 21 semanas em cartaz, com um público total de 5,834 milhões de espectadores e está disponível no Globoplay, onde teve a melhor estreia da plataforma e bateu recorde como o maior consumo diário de vídeo sob demanda de sua história. No mundo, já totaliza mais de 8,3 milhões de espectadores e foi lançado nos cinemas em mais de 30 territórios, incluindo Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Benelux, Bolívia, Chile, Colômbia, Escócia, Equador, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Itália, Inglaterra, Irlanda, México, Nova Zelândia, Paraguai, Peru, Portugal, Suíça, Suécia, Turquia, Uruguai e Venezuela.  

Selecionado para mais de 50 festivais nacionais e internacionais, “Ainda Estou Aqui” já recebeu 47 prêmios nacionais e internacionais, incluindo sete prêmios de Melhor Filme segundo o Júri Popular: no Festival Internacional de Cinema de Roterdã,  na 48ª Mostra de S. Paulo; no Festival Internacional de Cinema de Vancouver, no Canadá; Festival de Cinema de Mill Valley, nos Estados Unidos; Festival de Pessac, na França, onde também recebeu o Prêmio Danielle Le Roy, dado pelo júri jovem; Festival Internacional de Cinema de Miami

Publicidade

Publicidade

Destaque

Uillian Magela
Uillian Magelahttps://estacaonerd.com
Co-Fundador do Estação Nerd. Palestrante, empreendedor e sith! No momento, criando meu sabre de luz para cortar a lua ao meio. A, SEMPRE escolha a pílula azul. Não faça como eu!