sex, 7 novembro 2025

Apresentado por Ice-T, novo especial do A&E examina o impacto do Fentanil na vida de famosos, como Prince e Tom Petty

Publicidade

De celebridades do alto escalão a famílias comuns nos subúrbios, cidades e fronteiras, o impacto do fentanil é profundo e devastador. Apresentada e produzida pelo astro Ice-T, a produção original Fama e Fentanil (Fame and Fentanyl), que o A&E estreia na quinta, 13/11, faz uma imersão nas histórias de famosos como Prince, Angus Cloud, Tom Petty, Michael K. Williams e outros.

O especial oferece um olhar cru e urgente sobre a droga que transformou para sempre o cenário social e cultural dos Estados Unidos. Por meio de histórias reais, Fama e Fentanil expõe como o opioide sintético 50 vezes mais potente que a heroína se tornou uma tragédia nacional que transcende fama, idade e classe social.

São casos de figuras como Prince, Mac Miller, Angus Cloud, Tom Petty, Michael K. Williams e Coolio, cujas mortes marcaram um ponto de virada na compreensão e percepção pública do fentanil. O especial também dá voz a famílias comuns que enfrentam perdas devastadoras: pais que transformaram seu luto em luta, sobreviventes de overdoses acidentais e jornalistas que acompanham de perto a expansão do tráfico ilegal.

Publicidade

Quando as notícias sobre celebridades que sofreram overdose de fentanil começaram a surgir, a maioria dos americanos nunca tinha ouvido falar da droga. Hoje, mortes relacionadas ao fentanil dominam as manchetes quase diariamente.

Ao longo de Fama e Fentanil, são apresentados depoimentos de promotores, policiais, jornalistas, médicos de emergência e de familiares das vítimas. Entre outras vozes proeminentes está a do músico e ativista Jelly Roll, renomado rapper e cantor country, com seu depoimento público perante o Congresso dos Estados Unidos sobre a crise do fentanil. Sua declaração, em janeiro de 2024, foi fundamental para aumentar a conscientização sobre a emergência: ele admitiu ter feito parte do problema como ex-usuário e alertou que “a cada cinco minutos alguém morre nos Estados Unidos, e há 72% de chance de que seja por causa do fentanil”.

O especial reconstrói como, após as mortes de Prince (2016) e Tom Petty (2017), o termo fentanil começou a ganhar destaque na mídia, revelando uma epidemia silenciosa. Em 2016, 19.413 mortes foram atribuídas a opioides sintéticos; no ano seguinte, esse número subiu para 28.466 e continuou a aumentar, atingindo um pico de mais de 70.000 mortes em 2021. Em 2022, foram registrados 73.838 óbitos, tornando o fentanil a principal causa de morte anual entre americanos de 18 a 45 anos.

Publicidade

Para além da crônica de tragédias, Fama e Fentanil revela as reações das famílias e do sistema judiciário. Casos como o de Michael K. Williams levaram à condenação dos responsáveis por lhe vender as doses fatais, enquanto pais como Juli Shamash e Matt Capelouto defenderam leis em memória de seus filhos — Lei de Tyler e Lei de Alexandra — para promover testes de drogas e penas mais severas. Enquanto isso, organizações comunitárias como a Ruff Ryders Rescue Foundation usam sua influência na cultura urbana para promover a prevenção ao uso de drogas e oferecer apoio a indivíduos em situação de risco.

Em 2024, o presidente Joe Biden sancionou a Lei do Fentanil, que fortalece os controles sobre a produção e o tráfico de opioides sintéticos. Apesar dessas medidas, o fenômeno continua a ceifar vidas em todo o país, embora dados preliminares de 2023 mostrem uma ligeira diminuição nas mortes pela primeira vez.

Por meio de entrevistas com especialistas e agentes especiais, o especial do A&E também oferece uma visão inédita das investigações criminais, revelando como as autoridades conseguiram levar à justiça os traficantes que venderam doses letais de fentanil às suas vítimas.

Fama e Fentanil é uma produção da Candle True Stories para o canal A&E. James Goldston e Steven Baker são os produtores executivos pela Candle True Stories. Erica Hanson atua como produtora executiva e diretora, enquanto Graham McKay é o coprodutor executivo. Ice-T e Jorge Hinojosa também são produtores executivos. Elaine Frontain Bryant e Brad Abramson são os produtores executivos pelo canal A&E.

Publicidade

ESTREIA: 13/11, quinta-feira, 23h45

Classificação Indicativa: 14 anos

Publicidade

Publicidade

Destaque

Crítica | Predador: Terras Selvagens

‘Predador: Terras Selvagens’ é o mais novo filme da...

Quarta temporada da série policial francesa Falco chega ao A&E

Na produção francesa Falco, o detetive Alexandre Falco (Sagamore Stévenin, Escalada, Fúria...
Marcel Botelho
Marcel Botelhohttp://estacaonerd.com
Sou radialista, apresentador de televisão, colunista, redator e escritor, sou apaixonado pela área de comunicação e principalmente por games, desde a minha infância. Como editor e redator da área de games do Estação Nerd, espero levar até vocês muita informação e entretenimento com muita qualidade e alegria.