Publicidade
Um homem consegue viajar por 3 anos, 3 meses e 3 dias ao redor do planeta com uma bicicleta. Sem dinheiro quando saiu daqui do Brasil, movido por uma coisa: era aquilo que ele queria, o seu sonho. E ele conseguiu. A história dele está no livro “Homem Livre: Ao redor do mundo sobre uma bicicleta.” Não vim falar do livro, até porque a aquisição ainda não foi feita, mas esse foi o empurrãozinho que eu precisei.
Em uma época de dúvidas e de muitas incertezas do que querer e do que eu era boa, acabei deixando me dominar pela Netflix e cama. Eu abandonei tanta coisa e deixei que a coisa mais viva dentro de mim adormecesse também: o quanto eu quero viajar. E eu não quero isso como uma criança quer pirulito, ou uma grávida quer jaca, eu desejo isso, eu preciso disso. É a vontade de sair da casinha e ter um caminho traçado para conhecer o que está aí fora, tão perto e ao mesmo tempo tão longe. Eu sei que é o desejo de muita gente e acredite se fosse em outros tempos e eu ouvisse essa história eu desanimaria e pensaria: “Ele viajou o mundo e eu aqui trabalhando e vendo Netflix.” Mas hoje, ela significou outra coisa para mim, se ele conseguiu, eu também consigo. Se ele tinha esse sonho correndo nas veias dele, que fez ele se realizar, eu também consigo. E hoje, quero dizer a qualquer pessoa: seu sonho não é impossível.
O homem já conseguiu voar, então se você acredita, você vai. Mesmo que seu sonho seja ir até a lua ou conseguir comprar uma action figure do Kylo Ren. Não deixe ninguém dizer que seu sonho é pequeno ou alto demais. Se seu sonho é grande, você é uma pessoa grande que consegue sonhar o que muitos dizem ser impossível. Eu já acreditei nas coisas serem impossível, nos limites, no pessimismo e em se contentar com a pura e crua realidade. Mas, do fundo do meu coração, hoje eu quero dizer: trace seu caminho para chegar até seu sonho. Pesquise, planeje e como tudo hoje em dia custa dinheiro, faça suas economias. “Mesmo que você tenha que comer um pouquinho menos, não sair hoje a noite, ou não comprar aquele super presente, ter aquela super festa…” Estabeleça suas prioridades. Torne seu sonho real. Adapte-se.
E não acredite que você está vivendo de imaginação, no fundo só a gente sabe a nossa meta. Eu fiz um pouco dos meus planos, tenho poucas economias, mas vou traçar o meu caminho, no mapa e na vida. Não sei quando exatamente, porque Deus sabe o tempo certo, não sei se vai ser de bicicleta ou de avião, não sei se vai ser em albergues ou hotéis, mas sei que sozinha não vou, vou carregar cada um que acredita um pouco que seja comigo, aqueles que já me disseram que é possível, e eu sei que quando estiver de frente pra Torre Eiffel, e outros monumentos, sei que cada lágrima de emoção vai ser como se eu tivesse carregado todo mundo que acreditou comigo. E quando tudo parecer difícil e desesperador lembre: você está respirando para viver plenamente e faça isso do melhor jeito. Ame. As pessoas ao seu redor, o mundo tão grande e seus sonhos. Isso vai guiar você.