sex, 20 maio 2022

As Maiores Mentiras do Cinema; Confira!

Publicidade

Hoje é 1º de Abril, considerado o dia da mentira. E qual é a arte que mais usa ela para nos iludir? O cinema! Hollywood modifica fatos históricos para movimentar a trama, efeitos especiais que quebram/ignoram as leis da física, tudo em prol de nos divertir e agradar. Nós do Estação Nerd, viemos apresentar cinco mentiras que o cinema contou e vamos revelar a verdade por trás dela.

Confira:

01. Mentira: Explosões no espaço podem ser ouvidas.

Onde vemos isso: Filmes de ficção científica como Star Wars, Star Trek e tantos outros.

Publicidade

A verdade: No espaço não temos oxigênio nem som, com isso não podemos “ouvir” explosões e muito menos ruídos. Para que haja fogo é necessário o oxigênio. O cientista David Calle diz que “Se sairmos da atmosfera da Terra, nada faz barulho. Isto se deve pois o som é uma onda que percebemos com nossos ouvidos, quando faz vibrar o tímpano e nosso cérebro interpreta o sinal. Mas para que isto ocorra a onda necessita de um meio pelo qual se propagar. As ondas sonoras são ondas de pressão que se propagam pelo ar ou pela água, algo que não existe no espaço”.

02. Mentira: Freddy Mercury e o show do Live Aid

Onde vemos isso: Em Bohemian Rhapsody, Freddie Mercury participa do show Live Aid depois de ter dito ao grupo que estava com AIDS.

A verdade: Freddie Mercury descobriu que tinha HIV em 1987, e não em 1985. A mentira aqui é contada para dar maior dramaticidade a cena final que se passa no show. Quando o Queen se apresentou no Live Aid, nem Mercury nem seus colegas sabiam que o cantor estava doente. Esse é um dos diversos erros históricos do filme.

03. Mentira: Destruição de uma cidade causada pela polícia não é cobrada.

Onde Vemos isso: Filmes de ação e de super-heróis

A verdade: Uma empresa de análise de custos de grandes desastres estimou que seriam necessários US$ 160 bilhões para consertar os danos vistos no primeiro filme dos Vingadores. Na vida real, qualquer dano que seja causado pela polícia, quem paga o custo é o Estado, e no fim, todos nós contribuintes. Algumas cidades americanas possuem apólices de seguros que cobrem os danos causados até por guerras.

04. Mentira: Salvar alguém que está caindo sem paraquedas

Onde vemos isso: Missão Impossível, Kingsman, Caçadores de Emoção.

Publicidade

A verdade: É humanamente impossível salvar alguém que pulou sem paraquedas. Por duas razões: Primeiro, se alguém de 80 kg cai de um avião numa altura de 3.6 km, o heróis tem apenas 10 segundos para alcançar a pessoa, um tempo de reação absurdo. O segundo motivo é que mesmo alcançando a pessoa ela estaria numa velocidade de 200 Km/h (aproximadamente), o que impediria do herói conseguir segurar a pessoa quando abrir o paraquedas. A força do empuxo contrário poderia ser fatal para os dois.

05. Mentira: Carros sempre explodem ao bater

Onde vemos isso: Velozes e Furiosos, Ambulância e outros filmes de ação.

Verdade: Para uma explosão acontecer é preciso: faíscas, oxigênio e combustível no estado gasoso. Quando um carro bate em outro e existe um vazamento, o combustível pega fogo mas dificilmente temos uma explosão. Um estudo nos EUA apontou que apenas 3% das batidas causam explosões.

06. É fácil escapar de um tiroteio intenso com metralhadoras sem se machucar ou morrer!

Onde vemos isso: Matrix, 007, Exterminador do Futuro e vários filmes de Guerra.

Verdade: Uma metralhadora dispara cerca de 600 tiros por minuto que viajam a 720 metros por segundo cada. O recorde de velocidade humana é cerca de 12 metros por segundo (olá Bolt), ou seja….nem Neo conseguiu se livrar de todos os tiros do agente com uma única arma, imagine um humano normal entre vários atiradores.

07. Com o avanço da ciência em breve poderemos clonar Dinossauros como em Jurassic Park

Onde vemos: Jurassic Park

Publicidade

Verdade: Cientistas australianos confirmaram que o DNA, código genético básico de toda a vida, não sobrevive mais do que 6,8 milhões de anos, o que tornaria impossível a clonagem dos dinossauros, desaparecidos há 65 milhões de anos.

Lembrou de alguma mentira cinematográfica que a gente esqueceu? Conta pra gente AQUI.

Publicidade

Newsletter

Destaque

The Winchesters | Série spin-off de Supernatural tem primeiras imagens oficiais reveladas. Confira!

The Winchesters, ganhou suas primeiras imagens oficiais. Meg Donnelly (American...

Crítica | DOG – A Aventura de Uma Vida

Marcando a estreia de Channing Tatum na direção, DOG...
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]

Deixe um comentário