seg, 23 dezembro 2024

Assassin’s Creed Mirage | Crítica

Publicidade

Assassin’s Creed Mirage é um jogo de ação e aventura produzido pela Ubisoft que será lançado em 5 de outubro de 2023 para as diversas e atuais plataformas, incluindo PC, PlayStation e Xbox. O título é o décimo terceiro da série principal da ordem do Clã dos Assassinos, e se passa na Era de Ouro de Bagdá, no século X. Encarnamos Basim (um personagem que lembra Alladin), um ladrão de rua que se junta aos Assassinos e descobre um novo credo que mudará seu destino.

A obra é uma homenagem ao primeiro Assassin’s Creed, lançado em 2007, e traz de volta recursos e jogabilidade clássicos da franquia. É possível explorar uma cidade imersiva e reativa, usar uma variedade de ferramentas e armas, e realizar assassinatos furtivos e viscerais. A obra também tem uma história poderosa de amadurecimento, com personagens inspiradores e eventos surpreendentes.

Enredo

Publicidade

Assassin’s Creed Mirage nos leva a Bagdá, no século X, onde a extrema pobreza e a riqueza ilimitada convivem em um mesmo contexto, trazendo à cidade brigas políticas, violência e sede por justiça. Em meio a tudo isso o Credo dos Assassinos de Bagdá busca por cidadãos descontentes e que se encaixem com os requisitos do clã para alimentar suas forças e buscar a paz na cidade, a ajudar aos mais necessitados e defender a todos de uma mal ainda maior que se espreita pelo local.

O enredo nos apresenta o protagonista Basim, um personagem complexo que desde sua infância tem visões atormentadoras em seus sonhos. Ele presume, que tais pesadelos tenham algum elo com vidas passadas. Agora, nosso protagonista é um ladrão de rua que vive em um pequeno grupo de necessitados que roubam para poder ter o mínimo para se alimentar. Em um dado dia, ao ir falar com o líder de seu grupo, Basim encontra o líder dos Assassinos (aqui também chamados como Ocultos) e se propõe a fazer uma missão de furto. Entretanto, nessa missão, o califa da cidade é morto, nosso protagonista começa a ser perseguido e todos de seu grupo são assassinados cruelmente.

Em decorrência a estes fatos e para salvar sua vida, Basim se junta ao Credo dos Assassinos em busca de vingança, justiça e conhecimento sobre quem realmente matou seus amigos e qual a importância do objeto furtado na missão. O bom enredo vive uma dualidade entre imersão e tédio, onde o início é dinâmico, mas com o decorrer da obra, tudo se torna enfadonho.

Jogabilidade

A jogabilidade volta estilo clássico, baseada nos elementos clássicos da franquia, como furtividade, parkour, assassinatos e exploração. A questão de nostalgia é relativa. Toda uma redescoberta do estilo furtivo de Assassin’s Creed pode ser visitada quase 17 anos após o início da série, mas também todos os defeitos dos primeiros games estão aqui. O ponto de maior relevância envolvendo o aspecto já mencionado é que o game se resume a se esconder e executar assassinatos, algo clássico, mas que não acompanha a linha de evolução da franquia, e com o passar das horas a gameplay se torna repetitiva.

A movimentação é um pouco confusa, tirando muitas vezes o controle do player, fazendo com que o usuário aperte dois botões para a execução do parkour e fique apenas como “passageiro”. Algumas vezes o personagem deve subir uma escada, mas por conta dos controles ele acaba escalando, outras vezes ao invés de entrar pela porta, ele pula a janela e em outras ocasiões, ao invés de se pendurar em uma beirada para descer, ele apenas fica abaixado. Questões simples, mas que em 2023, a Ubisoft dpoderia ter aplicado maior precisão em movimentos tais como a série de jogos do Batman ou Gears of Wars.

Publicidade

Audiovisual

Assassin’s Creed Mirage apresenta um belo cenário com base realista na cidade, pontos históricos e fictícios; bem diversificado, vívido e imersivo quando comparado com local ao qual o game se passa. Quando o foco gráfico passa a ser os personagens, o título se torna mediano avaliando tudo que a própria Ubisoft já entregou. Ao conceder maior visibilidade avaliativa aos “bonecos”, constata-se a falta de fluidez nas expressões e cabelos, onde nada vislumbra algo que tenha alguma similaridade ao realismo, mas sim, a jogos do início da era do PS4 e Xbox One. A grande questão na parte gráfica da obra em pauta é a aparente regressão em uma nona geração de consoles que não está mais em seu início, onde o desenvolvimento vem sendo bem elaborado e especialmente pelo fato de que os dois últimos games da franquia tinham gráficos convincentes.

O áudio do game é imersivo e com uma pitada de nostalgia em sua trilha sonora, especialmente ao jogar com fones. Toda a cidade e localizações com muitos personagens é vívida, com falas diversificadas, informações sobre a lore do jogo e vários pequenos detalhes que auxiliam na parte furtiva da jogabilidade. A fluidez auditiva dos cenários é impressionante, cheia de detalhes naturais que atraem ainda mais o gamer a adentrar nesta nova aventura.

Conclusão

Assassin’s Creed Mirage entrega uma aventura similar aos primeiros títulos da série, com muita furtividade, parkour, uma boa trama política e muitos dos pontos de melhorias que o início da franquia apresentou.
O mundo aberto, que passa mais uma sensação de sand-box em si é vasto e proporciona boas horas de exploração e side quests, entretanto, a trama principal e sua jogabilidade são arrastadas e vão perdendo o brilho devido as repetições. Um cenário cativante, personagens profundos e um áudio primoroso, atraem os fãs da franquia para essa nova aventura; entretanto, NPCs sem vida e a jogabilidade um pouco imprecisa são pontos de melhoria que podem desanimar os players em certo ponto da campanha.

Publicidade

Publicidade

Destaque

Crítica | Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa

A Turma da Mônica, criada por Maurício de Sousa...

Crítica | Bagagem de Risco

Em Bagagem de Risco, Ethan Kopek (Taron Egerton), um...

Nosferatu | Diretor agradece Bob Esponja por apresentar personagem aos jovens

Em entrevista à Variety, Robert Eggers, diretor da nova...
Marcel Botelho
Marcel Botelhohttp://estacaonerd.com
Sou radialista, apresentador de televisão, colunista, redator e escritor, sou apaixonado pela área de comunicação e principalmente por games, desde a minha infância. Como editor e redator da área de games do Estação Nerd, espero levar até vocês muita informação e entretenimento com muita qualidade e alegria.
Assassin's Creed Mirage é um jogo de ação e aventura produzido pela Ubisoft que será lançado em 5 de outubro de 2023 para as diversas e atuais plataformas, incluindo PC, PlayStation e Xbox. O título é o décimo terceiro da série principal da ordem...Assassin’s Creed Mirage | Crítica