sex, 9 maio 2025

Ato Noturno | Filme é ovacionado no Festival de Berlim

Publicidade

ATO NOTURNO, novo filme dos diretores brasileiros Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, teve estreia mundial nesta sexta-feira (14 de fevereiro), na 75ª edição do Festival de Berlim, onde foi aplaudido e celebrado. Com este projeto, um suspense erótico que entrelaça desejo e performance, o duo volta a disputar o Teddy Award, o prêmio mais importante do cinema queer do mundo, depois de o vencerem em 2018 com “Tinta Bruta”.

“Estamos muito felizes por sermos novamente indicados ao Teddy Award, um prêmio que destaca não apenas a importância de discutir vivências LGBTQIA+, mas também valoriza a qualidade artística dos filmes”, celebram os cineastas gaúchos, que pela terceira vez participam do festival. 

“Muitos cineastas que admiramos profundamente, como Pedro Almodóvar, Todd Haynes, Gus Van Sant, Nan Goldin e Derek Jarman, já foram agraciados com essa honra. Em 2018, tivemos a alegria de receber o prêmio de Melhor Filme por ‘Tinta Bruta’. Agora, com ATO NOTURNO, estamos ansiosos para ver como o público do festival recebe nosso novo trabalho.”

Publicidade

O longa tem recebido boas críticas da imprensa internacional. Confira algumas delas a seguir:

“Um perigoso jogo de sucesso, prazer e morte”. Hollywood Reporter

“Um drama inteligente sobre o preço insano que uma pessoa queer tem que pagar para atingir um nível de sucesso aos olhos do público”. ScreenDaily

Publicidade

“Nesta obra intrigante de cinema, os diretores brasileiros mostram como o sucesso e a fama geram confiança e até mesmo imprudência em uma estreia mundial de mãos habilmente roteirizada, extravagantemente encenada e brilhantemente executada na Berlinale 2025”. Filmuforia

A trama acompanha Matias, um ator em início de carreira que busca sua primeira grande chance ao estrelato em Porto Alegre, participando de um respeitado grupo de teatro. Quando a notícia de que uma grande série será rodada na cidade chega à trupe, a já saliente rivalidade entre o protagonista e seu colega de apartamento, Fabio (Henrique Barreira), se acirra. Mas Matias tem um obstáculo ainda mais desafiador se quiser conseguir o papel do galã: para ter uma chance de realizar seu sonho, o jovem terá que esconder parte de quem é e ceder às convenções de gênero.

Talvez em outro contexto a ambição prevalecesse diante da individualidade. No entanto, ao se envolver com Rafael (Cirillo Luna), um político que vive um teatro à sua maneira, manter suas vontades em segredo se torna uma dinâmica tão opressora, quanto estimulante. Enfatizando as performances simbólicas e literais dos seus personagens, seja no palco, no sexo ou na dinâmica violenta das relações de poder, ATO NOTURNO coloca o espectador na posição de voyeur dos embates íntimos de cada um dos personagens com uma narrativa envolvente, que celebra a autodescoberta, a vulnerabilidade e a ousadia estilística.

Parte da Mostra Panorama, ATO NOTURNO já tem distribuição garantida no Brasil pela Vitrine Filmes.

Publicidade

Publicidade

Destaque

Ragnarok X: Next Generation | Confira a data de lançamento e mais detalhes sobre o jogo

A espera finalmente acabou! Ragnarok X: Next Generation (ROX), o MMORPG...

Crítica | Karatê Kid: Lendas

Era de se imaginar um aproveitamento maior dessa marca...
Hiccaro Rodrigues
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]