Selecionado para a 63ª Semana da Crítica de Cannes, o filme “Baby”, dirigido por Marcelo Caetano (“Corpo Elétrico”), acaba de ter seu teaser divulgado e terá sua estreia mundial no dia 21 de maio na mostra paralela do Festival. A sessão terá a presença do diretor e dos protagonistas João Pedro Mariano e Ricardo Teodoro. Parte da equipe, produtores e as atrizes Ana Flavia Cavalcanti, Bruna Linzmeyer e Cleo Coelho, que também integram o elenco do longa-metragem, também estão confirmados no Festival.
“Estamos felizes de levar um grupo de atores estreantes no audiovisual para Cannes, junto a atrizes mais conhecidas. É a força da cidade de São Paulo e todos os encontros com gente de todo Brasil que ela proporciona. ‘Baby’ é um filme enérgico, com a energia caótica e diversa dessa cidade”, comemora o diretor.
A Semana de Crítica, organizada pelo Sindicato Francês de Críticos de Cinema, é uma mostra competitiva que reúne sete filmes de diretores de primeiro ou segundo longa, escolhidos entre mais de mil inscritos.
“‘Baby’ é um retrato vibrante de um outsider tentando sobreviver em São Paulo. Romanesco em sua narrativa, esse melodrama queer, ora doce, ora duro, é o retrato de uma realidade social desafiadora ao mesmo tempo que conta uma história de amor moderna. Um filme emocionante e flamejante com atores carismáticos”, comenta a diretora da Semana da Crítica, Ava Cahen.
‘Baby’ narra a história de uma paixão tumultuada, de uma amizade cheia de desencontros. De acordo com o diretor, os personagens principais se conhecem em um momento de abandono e formam uma nova família e, apesar das diferenças e dos atritos, se agarram um ao outro.
“É difícil dar um nome para a relação deles, é uma paixão meio doida, é também uma amizade cheia de desencontros. No fundo, os dois lutam para pôr fim à solidão que a vida impõe sobre eles”, revela Caetano.
O longa, que traz ainda no elenco principal nomes como João Pedro Mariano e Ricardo Teodoro, Luiz Bertazzo, Marcelo Varzea, Mauricio de Barros, Patrick Coelho, Kyra Reis, Baco Pereira, Sylvia Prado, Ariane Aparecida, Victor Hugo Martins e Kelly Campello, marca mais um projeto do diretor rodado no Centro de São Paulo.
“‘Baby’é uma carta cheia de paixão e dor ao Centro de São Paulo, lugar que eu filmo há 15 anos, desde meus primeiros curtas-metragens. Em ‘Baby’, os personagens estão em constante movimento. Eles cruzam as ruas da cidade em busca de liberdade e da realização de seus desejos. É um filme, antes de tudo, sobre a cumplicidade e a amizade, em meio ao caos”, explica.
O filme é uma coprodução oficial Brasil-França-Holanda e contou com recurso públicos geridos pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o apoio do Aide Aux Cinémas Du Monde, Centre National Du Cinéma Et de L’Image Animée e do Institut Français. Foi produzido com o apoio do Hubert Bals Fund (HBF) do Festival de Roterdã e do Netherlands Film Fund (NFF). É uma coprodução da Spcine, Telecine, Canal Brasil e Vitrine Filmes, que também assina a distribuição.