Publicidade
Publicidade
Início News BBB21 | O que os brothers deveriam comer antes de uma prova...

BBB21 | O que os brothers deveriam comer antes de uma prova do líder

Estudos apontam técnicas eficazes para um bom preparamento e desempenho em uma prova ou atividade física de resistência

Publicidade

Hoje já é quarta-feira e amanhã é dia de prova do líder na casa do BBB21, e como todos já sabem, é o dia em que os brothers ficam mais ansiosos lá dentro.

Mas antes do dia de amanhã chegar, hoje a noite tem festa na casa e a galera bebe muuuuito, mas também se alimenta bastante.
Será que o que eles comem e bebem um dia antes e também no dia da prova do líder faz bem para eles?

Imagem: divulgação Rede Globo / GloboSat / GloboPlay

Muitos atletas devem se perguntar: o que comer para ter uma boa preparação em competições onde serão exigidas resistência física e psicológica? Na última duas semanas, a prova do líder do reality show Big Brother Brasil 21 foram de resistência. Isso porque, para que Fiuk e Rodolffo vencessem a prova no dia 11 de março, ambos tiveram que ficar em torno de 8 horas em ação. Assim, qualquer atividade que ultrapasse de 30 minutos de duração, já é considerada de resistência.

Fora do reality show há vários exemplos dessas provas. No atletismo, por exemplo, baseiam-se em corridas de aventura, meia maratona (21 km), maratona (42 km) e ultramaratona (acima de 42 km). Provas que chegam a ser realizadas em torno de 3 horas de duração. A grande exigência do corpo, entretanto, não depende apenas do condicionamento físico, pois a alimentação também tem um papel fundamental.

Imagem: divulgação Rede Globo / GloboSat / GloboPlay

Então, se para atletas profissionais uma atividade com 3 horas de duração já é desgastante, imagine só ficar 8 horas diante de uma prova de resistência? Com certeza é preciso uma preparação especial e isso não deve começar somente no dia: o pré-treino deve começar bem antes da competição.

Dicas do especialista
De acordo com o nutrólogo e médico do exercício e do esporte, Dr. Guilherme Giorelli, existem 3 elementos que podem ajudar a ter um rendimento muito melhor em atividades deste tipo: carboidrato, cafeína e suco de beterraba.

É de extrema importância ter carboidrato no organismo, pois essa será sua reserva de energia, principalmente quando está dentro do músculo e dentro do fígado. Os carboidratos são utilizados quando fazemos exercícios de tamanha duração. “O ideal é que uns dias antes o atleta já se prepare aumentando seu consumo de carboidratos, porque assim a substância terá tempo para entrar no organismo e estocar dentro do corpo, facilitando a competição”, explica o Dr. Giorelli.

Imagem: divulgação Rede Globo / GloboSat / GloboPlay

A estratégia da cafeína pode ser utilizada por melhorar o poder de concentração, trazer diminuição da sensação de fadiga, e melhorando o poder de decisão durante uma competição.

Por último, e também muito eficaz, a estratégia da beterraba funciona muito bem. No organismo, a substância é transformada em óxido nítrico, que é responsável pelo aumento das nossas artérias, em um fenômeno chamado vasodilatação. Isso faz com que seja entregue mais oxigênio para os músculos e, com isso, é gerada economia e menor gasto de energia, se preservando mais.

Dr. Guilherme Giorelli é nutrólogo e médico do esporte e exercício. Coordenador e professor da pós-graduação em Nutrologia do Hospital Albert Einstein, diretor da SMEERJ (Sociedade de Medicina Esportiva e do Exercício do Rio de Janeiro) e coordenador da Nutrology Academy.

Publicidade
Publicidade
Sair da versão mobile