qui, 29 fevereiro 2024

BIG Festival e gamescom criam a gamescom latam no Brasil!

Publicidade

A gamescom, o maior evento de games do mundo, está chegando à América Latina. De 26 a 30 de junho, a gamescom latam acontecerá em São Paulo, no Brasil, criando uma oportunidade única para os fãs de jogos e para a indústria de entretenimento digital do Brasil, da América Latina e do mundo. Para torná-lo o maior festival de games da América Latina, a gamescom latam vai se fundir com o BIG Festival, onde 50.000 pessoas já compareceram em 2022.

O novo evento se chamará gamescom latam, em referência à América Latina, e se soma à família de formatos já existentes da gamescom – a original, em Colônia, na Alemanha, e a gamescom asia, que acontece em Cingapura.

A parceria é fruto da união de pesos pesados do mundo dos games e do entretenimento:

Publicidade
  • Koelnmesse, um dos principais organizadores de feiras do mundo, com mais de 80 eventos por ano em vários países. Organizador da gamescom em Colônia e Cingapura.
  • game, a Associação Alemã da Indústria de Jogos reúne todo o ecossistema de videogames, desde estúdios de desenvolvimento e publishers, até eventos organizadores de esports, instituições de educação e outras entidades relacionadas. Proprietária da marca e coorganizadora da gamescom.
  • BIG Festival, o maior festival de games da América Latina.
  • Omelete Company, líder no segmento de cultura pop no Brasil, criador da CCXP, maior comic com do mundo, e da Game XP, maior game park do mundo, entre outros eventos.

“A criação da gamescom latam corresponde ao reconhecimento do Brasil e da América Latina como territórios centrais por parte das grandes empresas de games do mundo. É também um alinhamento importante entre dois eventos que já tinham a mesma índole: tanto a gamescom quanto o BIG Festival celebram o mundo dos jogos e as comunidades de jogadores, mostrando os mais novos lançamentos, os melhores jogos e muito mais aos fãs. É por esse motivo que o BIG Festival continuará existindo como uma das áreas dentro da gamescom latam, atraindo os melhores jogos independentes do mundo inteiro como temos feito desde 2012, mas agora dentro de uma plataforma com visibilidade muito ampliada”, afirma Gustavo Steinberg, CEO do BIG Festival e agora da gamescom latam.

“Estamos muito animados para trazer a gamescom para o Brasil junto com nossos parceiros. A América Latina e especialmente o Brasil são mercados emergentes empolgantes: a comunidade e a indústria de jogos estão crescendo fortemente, e a gamescom latam está pronta para se tornar a casa de ambos, bem como de muitos convidados do mundo todo. A gamescom 2023, em Colônia, mostrou claramente que a indústria internacional de games precisa de eventos. Estamos felizes de ter um grupo único e poderoso de parceiros para fazer isso acontecer”, diz Felix Falk, diretor administrativo da game – Associação Alemã da Indústria de Jogos.

“A gamescom latam em São Paulo vem para consolidar a liderança e o compromisso estratégico da Omelete Company em desenvolver as audiências e experiências épicas para o mercado de Games. Criamos conexões e planos estratégicos para marcas que queiram entrar no mundo dos games, agora consolidando o mercado com o que será o maior evento da America Latina.”, diz Pierre Mantovani, CEO da Omelete Company. 

“Como Koelnmesse, estamos realmente animados com o lançamento de uma nova gamescom na América Latina, uma das regiões mais dinâmicas para games no mundo atualmente. Temos a convicção de que realizaremos mais um evento de classe mundial para os entusiastas brasileiros e latino-americanos de games. Este marco é especialmente significativo, contribuindo de maneira crucial para o prestígio global do portfólio da Koelnmesse”, diz Beni Piatetzky, diretor executivo da Koelnmesse Brasil.

A gamescom latam terá o apoio estratégico dos governos estadual e municipal de São Paulo, que valorizam a importância dos games na cultura e economia atual.

“Mais uma vez, São Paulo será sede de um dos maiores eventos da indústria do entretenimento digital do mundo”, afirma o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. “Com a gamescom latam, reforçamos o compromisso paulista de gerar oportunidades para o público jovem, promover o desenvolvimento econômico com mais emprego e renda, fomentar a cultura digital e a indústria criativa, alavancando a expansão destes setores no Brasil”.

Publicidade

“A cidade de São Paulo é a capital do setor de games da América Latina. Receber a gamescom reforça a vocação do município e o trabalho que estamos desenvolvendo de fortalecimento dessa cadeia produtiva”, destaca o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

A gamescom latam será realizada de 26 a 30 de junho de 2024, no São Paulo Expo.

Publicidade

Publicidade

Destaque

Jorge da Capadócia | Filme de Alexandre Machafer, estreia nos cinemas em 18 de abril

O filme “Jorge da Capadócia”, dirigido, produzido e protagonizado...

Crítica | Todos Nós Desconhecidos (All of Us Strangers)

Escrito e dirigido por Andrew Haigh (Looking), All of...

Matador de Aluguel | Roteirista do filme original processa MGM pelo uso de IA; Entenda!

Segundo informações da Variety, o roteirista da versão original...

The Smashing Machine | Novo filme da A24 será estrelado por Emily Blunt e Dwayne Jonhson; Confira!

Segundo informações do The InSneider, The Smashing Machine novo filme...

Crítica | Duna: Parte 2

Por mais incrível que tenha sido o lançamento do...
Marcel Botelho
Marcel Botelhohttp://estacaonerd.com
Sou radialista, apresentador de televisão, colunista, redator e escritor, sou apaixonado pela área de comunicação e principalmente por games, desde a minha infância. Como editor e redator da área de games do Estação Nerd, espero levar até vocês muita informação e entretenimento com muita qualidade e alegria.