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BIG Festival: maratona de 4 dias com os melhores jogos indies do mundo!

Foram 460 inscritos, dos quais 257 desenvolvidos por brasileiros

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Os brasileiros responderam em peso à convocação para o BIG Festival 2019. Do total de 460 jogos inscritos, 257 foram desenvolvidos por brasileiros ou empresas locais. Cinquenta e cinco jogos selecionados pela curadoria do BIG estarão disponíveis para o público de 26 a 30 de junho na Avenida Paulista 735, com entrada franca e concorrem a prêmios em 20 categorias. Será uma maratona para quem faz e para quem ama games. Além de jogar, o visitante terá acesso a palestras com feras e executivos de empresas do setor. Para quem trabalha no mercado existe ainda uma área fechada, dedicada a encontros de negócios e outras atividades.

Tem game para todo gosto. Entre os finalistas aos prêmios do BIG e que estarão disponíveis para o público durante o festival destacamos os seguintes jogos: Burning Day Light desenvolvido pela francesa Miyu Distribution, concorrendo em 5 categorias, Gris, desenvolvido pela espanhola Nomada Studio; que compete em três categorias, Pixel Ripped 1989 da brasileira ARVORE Immersive Experiences, em quatro categorias,  Quantum League da argentina NGD Studios, concorrendo em 3 categorias.

Entre os títulos inscritos há jogos desenvolvidos para 12 plataformas diferentes por empresas de 42 países. Só para VR foram inscritos 38 jogos diferentes. O mercado brasileiro de games em expansão contribuiu com 20 dos jogos selecionados, que disputam os prêmios em 12 categorias internacionais, além do Prêmio Melhor Jogo Brasileiro. Depois do Brasil, desenvolvedores dos Estados Unidos e da França foram os que mais se inscreveram para o BIG. Pela primeira vez no festival, há também jogos de Argélia, Jamaica e Hungria. Em relação ao ano passado, houve um crescimento no número de jogos feitos por estudantes. O total de inscritos saltou de 73 para 108.

Os finalistas competirão em 20 categorias: Melhor Jogo, Melhor Jogo Brasileiro, Melhor Jogo Latino-americano, Melhor Som, Melhor Arte, Melhor Narrativa, Inovação, Melhor Gameplay, BIG Impact: Melhor Jogo Educacional, BIG Impact: Questões Sociais, Melhor Jogo de Estudante, Melhor Multiplayer, Melhor Jogo Infantil, Melhor Jogo para Mobile, Melhor Jogo de Realidade Virtual, Melhor Jogo para Mobile, BIG Brands, Big Diversity, Prêmio de Voto Popular, Prêmio Humble BIG New Talent e Prêmio Nordic Game Pitch.

Em especial, os ganhadores do Melhor Jogo e do Melhor Jogo Latino-americano receberão um valor de R$ 5 mil e o troféu. O game ganhador do Melhor Jogo por Voto Popular receberá o troféu e R$ 3 mil.  Por sua vez, o vencedor do Melhor Jogo Brasileiro ganhará os mesmos itens, além de um prêmio especial de R$ 50 mil em publicidade online no portal da IGN e participação nas rodadas de negócios do EVA 2019 – exposição de games na Argentina – com hospedagem inclusa. Além disso, o BIG Festival fechou uma parceria com o Festival Indie Prize, que garantirá aos vencedores do prêmio “Melhor Jogo Brasileiro” um lugar na feira internacional Casual Connect, com dois passes gratuitos para o Casual Connect Eastern Europe 2019 em Istambul, na Turquia. Confira abaixo a lista dos games finalistas:

  • Melhor Jogo

– Gris (Nomada Studio) – Espanha

– She Dreams Elsewhere (Studio Zevere) – Estados Unidos

– Burning Daylight (Miyu Distribution) – França

– Do Not Feed the Monkeys (Fictiorama Studios) – Espanha

– Cyber Ops: Tactical Hacking Support (Octeto Studios) – Chile

– Spaceline Crew (Coffeenauts) – Brasil

– Pixel Ripped 1989 (Arvore Immersive Experiences) – Brasil

  • Melhor Jogo Brasileiro

– Mana Sparks (BEHEMUTT/ Kishimoto Studios) – Brasil

– Starlit on Wheels (Rockhead Studios) – Brasil

– Spaceline Crew (Coffeenauts) – Brasil

– Sky Racket (Double Dash Studios) – Brasil

– Bedtime Fright (RevSutdio) – Brasil

– Adore (Cadabra Games) – Brasil

– Goroons (Epopeia Games) – Brasil

– Pixel Ripped 1989 (Arvore Immersive Experiences) – Brasil

– DeMagnete VR (BitCake Studio) – Brasil

– Fake News, isto não é um jogo! (Patada! Studio) – Brasil

  • Melhor Jogo Latino-americano

– Fate of Kai (Sunflower Game Studio) – Argentina

– Cyber Ops: Tactical Hacking Support (Octeto Studios) – Chile

– Quadradit (Killabunnies) – Argentina

– Gravity Lane (Johannes Ghiletiuc) – Colômbia

– Quantum League (NGD Studios) – Argentina

  • Melhor Arte

– Gris (Nomada Studio) – Espanha

– Forgotton Anne (ThroughLine Games) – Dinamarca

– Creaks (Amanita Design) – República Checa

– Unruly Heroes (Magic Design Studios)- França

– Burning Daylight (Miyu Distribution) – França

– The Blind Prophet (Ars Goetia) – França

– Adore (Cadabra Games) – Brasil

  • Melhor Narrativa

– She Dreams Elsewhere (Studio Zevere) – Estados Unidos

– Pikuniku (Sectordub) – Reino Unido

– Forgotton Anne (ThroughLine Games) – Dinamarca

– Creaks (Amanita Design) – República Checa

– Burning Daylight (Miyu Distribution) – França

– Do Not Feed the Monkeys (Fictiorama Studios) – Espanha

– My Child Lebensborn (Sarepta Studio AS) – Noruega

  • Melhor Gameplay

– Nimbatus (Stray Fawn Studio) – Suíça

– Speed Brawl (Double Stallion Games) – Canadá

– JUMPGRID (Ian MacLarty) – Austrália

– Do Not Feed the Monkeys (Fictiorama Studios) – Espanha

– Mana Sparks (BEHEMUTT/ Kishimoto Studios) – Brasil

– Sky Racket (Double Dash Studios)  Brasil

– Cyber Ops: Tactical Hacking Support (Octeto Studios) – Chile

  • Inovação

– Liff (Miyu Distribution) – França

– Fate of Kai (Sunflower Game Studio) – Argentina

– Alucinod (Thomas Pettus) – Austrália

– Weaving Tides (Follow the Feathers) – Áustria

– Pixel Ripped 1989 (Arvore Immersive Experiences) – Brasil

– Gravity Lane (Johannes Ghiletiuc) – Colômbia

– Quantum League (NGD Studios) – Argentina

  • Melhor Som

– Gris (Nomada Studio) – Espanha

– BLACK BIRD (Onion Games) – Japão

– DEMON’S TILT (FLARB LLC/ WIZNWAR) – Estados Unidos

– Burning Daylight (Miyu Distribution) – França

– Marie’s Room (Like Charlie) – Bélgica

– Unheard (NEXT Studios) – China

  • BIG Impact: Melhor Jogo Educacional

– Fake News, isto não é um jogo! (Patada! Studio) – Brasil

– Cidade em Jogo (Fundação Brava e Flux Games) – Brasil

– AWAY: The Survival Series (Breaking Walls) – Canadá

– ITENO (Why Creative Sdn Bhd) – Malásia

– Domlexia – Dom e as Letras (Plot Kids) – Brasil

  • BIG Impact: Questões Sociais

– She Dreams Elsewhere (Studio Zevere) – Estados Unidos

– after HOURS (Bahiyya Khan, Claire Meekel, Tim Flusk and Abi Meekel) – África do Sul

– Do Not Feed the Monkeys (Fictiorama Studios) – Espanha

– Marie’s Room (Like Charlie) – Bélgica

– My Child Lebensborn (Sarepta Studio AS) – Noruega

  • Melhor Jogo de Estudante

– Liff (Miyu Distribution) – França

– Intertwined (Miyu Distribution) – França

– It’s Paper Guy! (The Paper Team) – França

– Wahkan (DigiPen Institute Of Technology Europe – Bilbao) – Espanha

– after HOURS (Bahiyya Khan, Claire Meekel, Tim Flusk and Abi Meekel) – África do Sul

– Burning Daylight (Miyu Distribution) – França

– Spaceline Crew (Coffeenauts) – Brasil

  • Melhor Multiplayer

– Goroons (Epopeia Games) – Brasil

– Hookbots (Tree Interactive) – Costa Rica

– Spaceline Crew (Coffeenauts) – Brasil

– Spitlings (Massive Miniteam GmbH) – Alemanha

– Quantum League (NGD Studios) – Argentina

  • Melhor Jogo Infantil

– Starlit On Wheels (Rockhead Studios) – Brasil

– It’s Paper Guy! (The Paper Team) – França

– Inventeca – Uma forma nova de contar histórias! (StoryMax) – Brasil

– Pile Up (Seed by Seed) – França

– Timo The Game (Webcore Games) – Brasil

  • Melhor Jogo de Realidade Virtual

– Moss (POLYARC GAMES) – Estados Unidos

– Pixel Ripped 1989 (Arvore Immersive Experiences) – Brasil

– DeMagnete VR (BitCake Studio) – Brasil

– Magichestra (Black River Studios) – Brasil

  • Melhor Jogo para Mobile

– Starlit On Wheels (Rockhead Studios) – Brasil

– Quadradit (Killabunnies) – Argentina

– My Child Lebensborn (Sarepta Studio AS) – Noruega

– Inventeca – Uma forma nova de contar histórias! (StoryMax) – Brasil

– ITENO (Why Creative Sdn Bhd) – Malásia

  • BIG Brands

– Berro, o Crockíssimo! (Mukutu Games e Mkt Virtual)- Brasil

– Deadly Arcade (PushStart) – Brasil

– Authentic Game Oficial (Little Giants Studio) – Brasil

  • BIG Diversity

– Spikes on High Heels (Amandapps (Amanda Sparks) – Brasil

– after HOURS (Bahiyya Khan, Claire Meekel, Tim Flusk and Abi Meekel) – África do Sul

– Huni Kuin: Yube Baitana (Bobware/Beya Xinã Bena) – Brasil

– She Dreams Elsewhere (Studio Zevere) – Estados Unidos

Para mais informações, acesse o site: https://www.bigfestival.com.br/.

Em 2019, o BIG Festival tem o patrocínio da Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo – da Desenvolve SP, do BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual e da Ancine; em parceria com o Projeto Brazil Games, promovido pela Abragames – Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais – e pela Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. A realização é da Bits Productions, do SPCine, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo, do Ministério da Cidadania e do Governo Federal.

Sobre o BIG Festival:

O BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival) acontece desde 2012 e é considerado o mais importante festival de jogos independentes da América Latina. Com a missão de fortalecer o ecossistema de games no Brasil, o evento abrange competição entre jogos nacionais e internacionais com prêmios em dinheiro, exposição ao público dos jogos selecionados, cerimônia de premiação, palestras e rodadas de negócios.

Em 2018, o evento teve mais de 36 mil visitantes, mais de 180 palestras gratuitas, e mais de 3000 reuniões de negócios. Além disso, a sexta edição do festival contou com a estreia de diversas categorias, como o BIG Brands, que busca fomentar a competição entre os jogos on-demand, o Panorama Brasil, que cativou o público com 30 vagas exclusivas para a exposição de jogos brasileiros (incluindo estudantes), além da nova categoria Melhor Multiplayer que premiou as melhores experiências multijogador.

Sobre o Brazil Games:

O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.

Sobre a Apex-Brasil:

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 230 mercados. A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto (IED) para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e prestando apoio a investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.

BIG Festival 2019

São Paulo, Brasil: 26 a 30 de Junho

Local: Club Homs. Endereço: Av. Paulista, 375

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