Durante a coletiva de imprensa da audiossérie YAWARA: Uma história oculta sobre o Brasil, realizada na CCXP24 nessa última sexta-feira (06), a atriz Alice Braga e a produtora Daiara Tukano falaram do projeto e da importância de se ter mais produções desse calibre, para que a história não possa ser esquecida ou apagada.
Narrado pelas próprias Alice Braga e Daiara Tukano, Yawara é uma produção, fruto da pesquisa do saudoso Marcelo Zelic, sobre o Relatório Figueiredo, que reunia as atrocidades cometidas pelo governo militar brasileiro contra os povos indígenas durante a ditadura. YAWARA: Uma história oculta sobre o Brasil conta com a direção de Renata Tupinambá, Orlando Calheiros, Mari Faria, Manaíra Carneiro e Rafael Câmara.
“Yawara foi um projeto que surgiu em um jantar, onde eu soube de um relatório esquecido em uma caixa de museu. E, a partir dessa curiosidade sobre esse documento, veio o desejo de que mais pessoas soubessem da existência do Relatório Figueiredo e usá-lo como uma ponta de iceberg para falar da questão indígena no Brasil.” Explicou Alice Braga.
“O caso dos povos indígenas (em relação à violência cometida contra os povos durante a ditadura militar) é muito chocante, no qual a gente sempre teve muita dificuldade em abordar por que, além de haver uma invisibilização da violência cometida durante a ditadura militar, também existe uma invisibilização sistemática da violência cometida contra os povos indígenas.” Declarou Daiara, durante a coletiva.
Ao longo da entrevista coletiva, Alice e Daiara foram perguntadas sobre a importância de resgatar pautas envolvendo violências e injustiças cometidas contra os índios do Brasil e fizeram paralelos entre o passado e o presente, destacando o invasões de terras indígenas e até fazendo paralelos entre a história da nossa natureza e o impacto da devastação na vida dos povos e o filme de animação japonês Princesa Mononoke, do Estúdio Ghibli. Daiara Tukano, declarada nerd, não pode deixar de comparar o clássico de Hayao Myiazaki com a história do índio brasileiro, fazendo também alusões à filmes como “Ainda Estou Aqui”, que preservam a memória e a luta por justiça.
Falando em Ainda Estou Aqui, Daiara Tukano também destacou o papel de grande de importância de Eunice Paiva – advogada e viúva de Rubens Paiva, vivida por Fernanda Torres no filme de Walter Salles – na causa indígena. Eunice lutou pelo direito de registro de nomes indígenas em crianças nascidas durante a época da ditadura, sendo Daiara uma delas.
Ao ser perguntada sobre a importância do processo de criação da audiossérie, Alice Braga respondeu:
“No processo de desenvolver essa série, eu como pessoa fui me aprofundando mais a uma causa que eu tenho muito respeito e muita vontade de caminhar junto, foi fazer com que as pessoas, através da minha voz e da plataforma de áudio, pudessem descobrir mais sobre a sua própria história.”
YAWARA: Uma história oculta sobre o Brasil está disponível na plataforma Audible, da Amazon, e pode ser conferida através deste link.