A Comic-Con Experience 2024 chegou ao fim no domingo (08/12), deixando saudades e momentos inesquecíveis que já entraram para a história da feira. Realizado no último sábado (07), no terceiro dia da CCXP24 na São Pauo Expo, a primeira exibição pública de O Auto da Compadecida 2, sequência da querida adaptação de Guel Arraes da imponente obra do escritor Ariano Suassuna ue chega aos cinemas após 25 do lançamento do filme/minissérie original, foi marcada pela presença da equipe e elenco principal do longa e, principalmente, por fortes emoções e o caloroso carinho do público presente no Palco Thunder da convenção.
O painel de O Auto da Compadecida 2, que reuniu fiversos fãs e membros da imprensa desde as primeiras horas do dia 07 de dezembro, o que gerou uma fila de espera quilométrica para o palco principal da CCXP, contou com a presença dos diretores Flávia Lacerda e Guel Arraes, visivelmente emocionados e orgulhosos com o projeto que estieram trabalhando por aproximadamente 10 anos, assim como também dos principais membros do elenco do longa-metragem: Selton Mello, Matheus Nachtergaele, Virgínia Cavendish, Luís Miranda e Fabíula Nascimento. A ocasião também contou com João Suassuna, neto de Ariano, que realizou um comovente discurso em memória ao seu avô, destacando que o escritor e dramaturgo estaria orgulhoso com a nova adaptação de sua obra e que sua memória e temas retratados em livros e peças teatrais permanecem vivos e atuais na memória do povo brasileiro, o que torna Ariano Suassuna imortal.
Ovacionados pelo público, Selton Mello e Matheus Nachtergaele também realizaram belos discursos antes da exibição do longa, comovendo a todos os presentes e até mesmos os mediadores do painel, Marcelo Forlani e Yasmin Yassine, que pegaram depoimentos de todos os atores e dos diretores do longa, para poder preparar o auditório, que estava com a capacidade máxima de 3 mil pessoas praticamente lotada, para o filme.
“O filme é um presente de Natal para o povo brasileiro e emocionante como um abraço entre dois amigos, que se reencotram após muito tempo”, declarou Selton Mello.
Visivelmente emocionado com a ocasião, Matheus Nachtergaele arrancou lágrimas dos olhos de muitos fãs ao declarar que “João Grilo e Chicó moram no coração do povo brasileiro há mais de 25 anos” e que, em ocasiões como a CCXP24, onde bate um certo nervosismo e uma vontade de pedir por forças e proteção, ele faz a oração de seu icônico personagem:
“Valha-me Nossa Senhora, Mãe de Deus de Nazaré! A vaca mansa dá leite, a braba dá quando quer. A mansa dá sossegada, a braba levanta o pé. Já fui barco, fui navio, mas hoje sou escaler. Já fui menino, fui homem, só me falta ser mulher. Valha-me Nossa Senhora, Mãe de Deus de Nazaré!“
A primeira exibição de O Auto da Compadecida 2 contou com risadas, lágrimas e, no final, uma salva de aplausos e que se intensificou quando o elenco retornou ao palco para receber todo o pretígio e carinho dos fãs.
Com total autorização da família de Ariano Suassuna, Guel Arraes escreveu o roteiro de O Auto da Compadecida 2 juntaente com Jorge Furtado, Adriana Falcão e João Falcão. O filme também conta com outros grandes nomes no elenco, como: Tais Araújo, Eduardo Sterblitch, Enrique Díaz e Humberto Martins.
O filme estreia oficialmente nos cinemas no dia 25 de dezembro e traremos nossa primeira crítica em breve.