
No dia 22 de agosto, às 19h30, o Frei Caneca Belas Artes, espaço gerido pelo Belas Artes Grupo em parceria com a Cinesystem Cinemas, realiza uma sessão especial do clássico Rashomon (1950), de Akira Kurosawa, seguida de debate com o escritor e professor de filosofia Hildon Vital de Melo, conhecido como Parla (@o_parla_), também palestrante e monitor cultural em museus e galerias.
Reconhecido como uma obra-prima e marco na história do cinema mundial, Rashomon revolucionou a narrativa cinematográfica ao apresentar diferentes versões de um mesmo acontecimento, questionando a noção de verdade e a forma como a memória e a perspectiva moldam a realidade. A experiência de assistir ao filme na tela grande ganha ainda mais valor com a oportunidade de participar do debate, promovendo reflexões que dialogam tanto com o universo cinematográfico quanto com questões filosóficas.
Ficha técnica
Rashomon
Dir Akira Kurosawa, 1950, 88 min, 16 anos, suspense, Japão, legendado
Elenco: Toshirô Mifune, Masayuki Mori, Machiko Kyô
Sinopse: Japão, século XI. Durante uma forte tempestade, um lenhador, um sacerdote e um camponês procuram refúgio nas ruínas de pedra do Portão de Rashomon. O sacerdote narra os detalhes de um julgamento que testemunhou, envolvendo o estupro de Masako e o assassinato de seu marido, Takehiro, um samurai. A história é contada em flashback, revelando quatro testemunhos — inclusive o de Takehiro, por meio de um médium. Cada versão apresenta uma “verdade” própria, em conflito com as demais.
Sessão debate Rashomon – Cinesystem Belas Artes Frei Caneca
Data: 22 de agosto
Horário: 19h30
Endereço: Shopping Frei Caneca – R. Frei Caneca, 569 – São Paulo
Ingressos: R$30 (inteira) | R$ 15 (meia)
Comprar: Bilheteria ou site