CLARICE LISPECTOR: A DESCOBERTA DO MUNDO, mergulha na intimidade da escritora abordando aspectos pouco explorados da sua personalidade e da sua história, contada a partir de duas narrativas cinematográficas que deslizam de forma paralela: a narrativa das imagens e a do texto.
A primeira nos prepara para o impacto da segunda, quando os depoimentos, documentos e frases que ganham mobilidade rítmica para entrar em outra estrutura hierárquica, que é uma mistura das duas.
O filme dá a impressão de descobrir, junto com quem assiste, as frestas da personalidade de uma mulher enigmática, que escreveu sobre temas complexos de uma forma extremamente clara — e profunda. Some-se a isso a rica documentação levantada e a riqueza plural das imagens coletadas, e temos a construção de uma realidade espontânea.
Clarice é uma personagem que oferece mil possibilidades de decifração, todas verossímeis. Taciana Oliveira opta por sequências marcadas pelo feminino, no que ele guarda de delicadeza e força e oferece aos espectadores uma descoberta interior do mundo da escritora: a narrativa da menina refugiada, paixões e desilusões, tragédias que marcaram o corpo.
SINOPSE
Ensaio documental criado a partir de uma seleção de depoimentos da escritora Clarice Lispector e entrevistas com amigos e familiares em uma costura poética visual de trechos adaptados da sua obra. O filme contempla a exibição de material inédito e resgata a participação da escritora no programa “Os mágicos” da TV Educativa, em dezembro de 1976.