qui, 18 abril 2024

Comédia romântica sáfica atravessa dilemas da juventude

Publicidade

Amélia encontra-se em um lugar que jovens de 20 e poucos anos costumam conhecer enquanto tentam realizar os próprios sonhos e conquistar um espaço no mundo: ela está no fundo do poço. A protagonista do livro Uma pitada de sorte, escrito por G. B. Baldassari, é uruguaia e mudou-se para Buenos Aires com o objetivo de trabalhar em bons restaurantes da cidade. Mas, depois de meses, tudo que conseguiu foi terminar um relacionamento por causa dos problemas com a distância e várias tentativas falhas de arrumar emprego.

Após sentir que se deu mal em uma grande oportunidade no La Concorde, o único estabelecimento com duas estrelas Michelin da Argentina, a personagem vai afogar as mágoas no bar onde seu melhor amigo é bartender. Já meio bêbada, ela reclama da falta de sucesso profissional e expressa a vontade de encontrar uma namorada. Por causa disso, toma uma decisão: deixa um recado escondido no livro favorito dela, em uma livraria do bairro. Idealista, acredita que se alguma pessoa retornar a mensagem escondida nas páginas de “Jane Eyre”, da Charlotte Brontë, terá sido uma ação do destino.

Eu era uma sonhadora. Acreditava que o mundo era um lugar lindo. Que coisas boas aconteciam para quem semeava o bem. Que a vida era um presente e que a única forma de fazer valer a pena era fazendo aquilo que ama (…). Acreditava que meus amigos e a minha família eram a coisa mais importante do mundo. E, principalmente, eu acreditava na força do destino. O único problema é que as coisas não andavam lá muito bem para mim nos últimos meses e estava difícil manter a confiança. (Uma pitada de sorte, pg. 11)

Publicidade

Para sua surpresa, uma mulher responde, e as duas passam a conversar. Em paralelo a isso, Amélia inicia o emprego no La Concorde e vai enfrentar grandes desafios para se firmar no mundo da alta gastronomia. O que ela não espera é se envolver em uma paixão pela chefe, ao passo que precisa investigar quem está tentando sabotar o restaurante.

Repleto de humor, diálogos, situações inusitadas e amor, a obra new adult é inspirada nas comédias românticas dos anos 2000, mas com protagonismo sáfico. Além de focar no relacionamento entre duas personagens, o enredo atravessa temas importantes à juventude, como a importância de cultivar amizades e a busca por conquistar um espaço no mercado de trabalho.

Uma pitada de sorte é a nova publicação das escritoras Gisele e Bruna, que assinam sob o pseudônimo G. B. Baldassari. Desde 2018, quando se casaram, escrevem juntas livros para os jovens que procuram narrativas com representatividade unidas à diversão e ao romance. Como parte deste compromisso, também idealizaram o projeto “Sociedade da Caixinha Sáfica”, que divulga mensalmente um conto inédito para os assinantes.

FICHA TÉCNICA

Título: Uma pitada de sorte
Autoras: G. B. Baldassari
Editora: Naci
ISBN: 978-65-5881-189-3
Páginas: 292
Preço: R$ 59,90 (físico) / R$ 24,90 (e-book)
Onde comprar: Amazon

Publicidade

Publicidade

Destaque

Critica | Megamente VS Sindicato da Perdição

O filme Megamente, lançado em 2010, marcou uma importante...

Crítica | Jorge da Capadócia

No próximo dia 23 de abril, comemora-se o dia...

Crítica | As Linhas da Minha Mão

As Linhas da Minha Mão apresenta a atriz Viviane...

A METADE DE NÓS ESTREIA NOS CINEMAS EM 30 DE MAIO

“A Metade de Nós”, de Flavio Botelho, já tem...

Entrevista – Celso Garcia, CEO da CI Intercâmbio

Aconteceu no último sábado, dia 13 de abril, a...
Hiccaro Rodrigues
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]