Como criar um site ou canal sobre filmes e séries

Veja nossos últimos stories

É apaixonado por filmes e séries? Que tal compartilhar informações interessantes com outras pessoas? Veja como criar um site ou canal de sucesso!

Certos assuntos ganham tanto a nossa cabeça que gostaríamos de compartilhar com todo o mundo. A internet nos deu essa oportunidade de se conectar com pessoas que gostam das mesmas coisas que você para trocar ideias.

A cada avanço da tecnologia pode surgir uma plataforma nova para falarmos dos nossos assuntos queridos. Um dos tópicos mais comentados na internet é o amor pelas produções audiovisuais, principalmente séries e filmes.

São inúmeros blogs, sites e canais do YouTube trazendo notícias, trechos, comentários, opiniões, curiosidades e muitos outros tópicos sobre as inúmeras produções já feitas. E o campo ainda possui espaço para muita gente brilhar com seu próprio canal ou site.

Se você tem vontade de criar seu próprio espaço para comentar sobre o universo de filmes e séries, trazemos aqui algumas dicas especiais.

Como criar um site ou canal?

- Advertisement -

1. A escolha da plataforma

Antes de começar a criar conteúdo, você deve escolher qual plataforma será utilizada. Se optar pelo website, você precisará de algumas coisas com o registro do domínio e hospedagem. 

Hoje, existem diversas plataformas que oferecem hospedagem de site grátis, perfeito para começar o seu site sem altos investimentos. Caso escolha fazer somente um canal do YouTube, crie sua conta no serviço do Google e comece a configurar. 

O interessante, porém, é ter os dois para ter um alcance ainda maior de visualizações.

2. Crie um website otimizado

Ouvimos muito falar em sites otimizados, mas não pensamos exatamente no que significa. O site otimizado é aquele construído de forma que seja lido mais fácil, para que os usuários de todos os dispositivos (seja computador ou dispositivos móveis) consigam acessar de forma correta e com alta performance.

Além disso, um site otimizado traz em sua estrutura as técnicas de SEO (Search Engine Optimization). O SEO é um conjunto de práticas que ajuda que o site seja lido de forma mais rápida e eficiente pelos mecanismos de busca, procurando ter uma boa colocação nestes sites.

Entre as práticas, o uso correto de títulos e subtítulos, assim como personalização da URL e textos alternativos nas fotos são as mais utilizadas para ajudar o mecanismo de busca a ler corretamente seu website.

Ter uma boa colocação em mecanismos de busca pode fazer o website ganhar mais acessos orgânicos. Ou seja, visualizações de pessoas que buscaram sobre o assunto de seu site e encontraram o seu portal em meio aos resultados.

3. Otimize, também, o layout

As cores, imagens, fontes e modo de usabilidade do site também pode ser otimizado. Garanta cores com contraste e fontes que ofereçam uma leitura melhor, além de ter um website intuitivo em que o usuário poderá navegar sem problema algum.

Utilize imagens que sejam de qualidade, porém que não sejam muito pesadas. Hoje, nas principais plataformas utilizadas para criar o website, já é possível reduzir as imagens de forma que fiquem leves, sem perder a qualidade visual. Estas imagens também podem ajudar o seu site a ter uma melhor colocação no Google.

No caso do YouTube, a capa do canal deve ter informações úteis e um layout atrativo. Já as capas dos vídeos (thumbnails), combinados com os títulos, devem despertar no usuário a vontade de assistir o vídeo. 

Existem também técnicas específicas de SEO para YouTube, que podem ser muito úteis para conseguir cada vez mais visualizações.

4. Planeje seu conteúdo

O principal atrativo de seu canal pode até ser a apresentação, porém o conteúdo é essencial. E fazer um planejamento para a criação e divulgação dos conteúdos é essencial para qualquer website, canal ou rede social que se baseia em conteúdo.

Esteja sempre atento às notícias do mundo dos filmes e séries, explore trends das redes sociais, para ter ideias de novos conteúdos, fazendo uma organização dos assuntos que já abordou e das ideias que ainda precisam criar forma.

5. Em busca da monetização

Enquanto o YouTube tem sua própria plataforma de monetização, os websites precisam de outras formas para começar a render lucros. O YouTube começa a monetizar os vídeos conforme algumas regras, além de existir diversas formas de monetização de conteúdo para os canais.

Já o website precisa de outras formas para ser monetizado. Uma delas é ser uma “vitrine de propaganda”, ou seja, receber banners de anúncios no layout de seu site.

Mesmo não sendo a forma mais rentável, é uma das formas mais fáceis. Outra forma a ser explorada é a publicidade paga, mediante parceria com outras empresas, que pode ser muito rentável para as duas partes.

Então, preparado para investir em seu site ou canal sobre filmes e séries?

Deixe sua opinião!

Instagram

AS MAIS LIDAS

A Menina que Matou os Pais – Confira a crítica do filme O Menino que Matou Meus Pais – Confira a crítica do filme Os 5 grandes lançamentos da Netflix em Outubro de 2021 What If…? – Confira os easter eggs do sétimo episódio! A Casa Sombria – Confira a crítica do filme Confissões de uma Garota Excluída – Confira a crítica do filme