O terceiro episódio de Gavião Arqueiro chegou e se tornou o melhor da minissérie, até o momento. O episódio tem cenas de ação discretas, mas está repleto de referências da Marvel Comics e easter-eggs. Nós do Estação Nerd separamos 18 detalhes (easter-eggs e referências) que você perdeu no terceiro episódio da série. Confira:
AVISO: ESSE TEXTO POSSUI SPOILERS, LEIA POR SUA CONTA EM RISCO.
01. Ecos
O novo episódio da série é intitulado “Ecos”. O título é uma referência à identidade secreta de Maya Lopez nos quadrinhos. Seu codinome é Echo e geralmente ela é vista nos quadrinhos do Demolidor.
02. Sutil referência
Se você olhar de perto, verá uma tatuagem circular no peito do pai de Maya. Um símbolo semelhante também aparece no traje de Echo nos quadrinhos.
03. Shang-Chi
O pai de Echo Echo conta para ela lenda sobre dragões e usava desses contos sobre criaturas místicas para fazer uma alegoria sobre a surdez. Quando Echo pergunta se os dragões são reais, seu pai responde: “Os dragões vivem em um mundo diferente.” Essa frase faz uma referência a Shang-Chi e A Lenda dos Dez Anéis que prova que dragões habitam planos alternativos de realidade.
04. Poderes de Echo
Na aula de caratê, podemos ver que Maya derrota de uma criança, antes da luta Maya olha e repete o padrão do adversário. Nos quadrinhos da Marvel, a personagem tem o dom de copiar movimentos precisamente após um único vislumbre.
05. Tio poderoso
O pai de Echo diz que seu “tio” estará esperando após a aula de caratê, então uma mão misteriosa belisca a bochecha de Maya que sorri. O episódio 3 de Gavião Arqueiro faz diversas referências ao personagem enigmático, que só pode ser o Rei do Crime, Wilson Fisk. Nos quadrinhos da Marvel, o pai biológico de Echo morreu e Fisk adotou a órfã como se fosse sua, transformando-a em uma combatente de elite. Algo semelhante aconteceu no MCU.
06. Mais uma referência ao Rei do Crime
Maya vai com sua motocicleta até “Fat Man Auto Repair”. No local ela vê Ronin agindo. Esqueça a cena e perceba o breve aceno que a Marvel nos dá mostrando para quem Maya e seu pai estão trabalhando. (Fat Man = Rei do Crime).
07. Passado alterado, marca eterna
O pai de Echo foi morto pelo Ronin, nos quadrinhos o responsável é o Rei do Crime. Mas mudanças à parte, o restante acontece de modo parecido como nas HQ’s. Ao se despedir da sua filha, o pai de Echo toca seu rosto com a mão ensanguentada, deixando uma marca vermelha em sua bochecha. O mesmo aconteceu nos quadrinhos da Marvel, a vigilante adulta pinta uma mão branca no rosto como uma lembrança daquele dia fatídico. Nas cenas anteriores ainda podemos ver no quarto existe uma pintura azul com a mão da jovem Echo, o que funciona como prenúncio da tragédia.
08. Natasha Romanoff
Ao ser interrogado sobre o que aconteceu com o Ronin, Clint Barton afirma que Natasha Romanoff matou o anti-herói, e que ele ” estava lá ” quando isso aconteceu. De um certo ponto de vista, Clint não está mentindo. Depois de perder sua família para Thanos, Clint Barton adotou a persona Ronin, mas o nobre sacrifício da Viúva Negra em Vormir o fez aposentar aquele manto e voltar a ser o Gavigod. Então, tecnicamente falando, a Viúva Negra matou o Ronin, e o Gavião Arqueiro estava presente no momento.
09. KB Toys
Clint e Kate estavam sendo mantidos dentro de uma KB Toys abandonada. A loja de brinquedos existiu de verdade e fechou suas portas em 2009.
10. Dodge Challenger
Ainda na fuga, os heróis passam por um Dodge Challenger vermelho dos anos 1970. Nos quadrinhos, Clint compra um Challenger do mesmo modelo e cor, mas depois o destrói em uma perseguição. O mesmo carro aparece em cena na série, mas Clint se recusa em pegar um veículo tão bonito para uma fuga. Os vilões usam o carro é o destino é o mesmo para tristeza do herói.
11. Referência aos Quadrinhos
A cena na série possui algumas mudanças, mas o desenrolar e desfecho são idênticos aos apresentados nos quadrinhos do herói.
12. Flechas do Gavião Arqueiro
A sequência de perseguição no carro apresenta cerca de cinco tipos de flechas que são inspiradas diretamente nos quadrinhos. As flechas de argamassa, cabo, fumaça, sucção e ácido aparecem nas Hq’s.
13. Flecha USB
Kate considerou a seta USB um desperdício. É engraçado que a flecha USB seja considerada a arma mais fraca e inútil no arsenal do Gavião Arqueiro. Em especial, se lembrarmos da série What If…?, onde essa flecha salvou o multiverso.
14. Partícula Pym
Na melhor cena do terceiro episódio, vemos Clint Barton empunhando flechas carregadas com partículas Pym, cortesia do Homem-Formiga.
15. Vingadores: O Musical
Um enorme outdoor “Rogers: The Musical” que surge depois que os heróis escapam de trem. Um detalhe divertido e que no anúncio o Gavião Arqueiro é bem pequeno e empurrado para o lado em comparação com os demais Vingadores.
16. Kate Bishop e o traje clássico
Kate Bishop desenhou um traje para o Gavião Arqueiro em um guardanapo de lanchonete, que Clint Barton imediatamente desprezou a ideia. Nos quadrinhos este é o traje clássico do herói, com direito a uma máscara e com um “H” na testa.
17. Kate e Kazi
Kate Bishop se refere a Kazi como “o cara gostoso que falava linguagem de sinais.” O breve comentário faz um breve aceno aos quadrinhos nos quais Kate e Kazi (conhecido como vilão Palhaço) realmente tiveram um flerte.
18. Jack vs Clint
Jacques Duquesne surpreende Clint e… vamos ver se há alguma revelação interessante sobre esses dois na próxima semana.
Achou algum easter egg que a gente não viu? Conta pra gente.
Confira os easter eggs do 1º e 2º episódio da série.